Palestrantes

  • Prof. Dr. Eusebio Scornavacca

    (School for the Future of Innovation in Society, College of Global Futures, and Thunderbird School of Global Management at Arizona State University – EUA)

    Professor da School for the Future of Innovation in Society, College of Global Futures e Thunderbird School of Global Management da Arizona State University (ASU), nos Estados Unidos. Ele também é Cientista Sênior de Futuros Globais no Laboratório de Futuros Globais Julie Ann Wrigley da ASU. Antes de ingressar na ASU, Scornavacca foi Professor Parsons de Inovação Digital e Diretor do Centro de Comunicação Digital, Comércio e Cultura da Universidade de Baltimore. Eusebio é um acadêmico global com uma forte rede de colaboração em pesquisa em seis continentes. Ocupou cargos de visitante no Japão, China, Egito, Itália, França, Finlândia, Espanha, Nova Zelândia, Marrocos e Brasil. Seus interesses de pesquisa incluem inovação digital disruptiva, inovação de alto impacto, política de inovação, empreendedorismo digital, TIC para o desenvolvimento e ecossistemas digitais. Durante os últimos 20 anos, ele conduziu pesquisas multidisciplinares usando métodos qualitativos e quantitativos em uma ampla gama de indústrias, incluindo pesquisas patrocinadas pelo setor privado. Ele também tem uma experiência bastante extensa no desenvolvimento de projetos de aprendizagem baseados em pesquisas multinacionais e interdisciplinares. A pesquisa de Scornavacca apareceu em periódicos como o Journal of Information Technology, Communications of the ACM, Decision Support Systems, Communications of the AIS, Information & Management, Computers in Human Behavior, Journal of Computer Information Systems e Television & New Media. Ele ocupou vários cargos editoriais e atuou como presidente de trilhas em importantes conferências.


    Prof. Dr. Ernesto D. R. Santibanez Gonzalez

    (Universidad de Talca – Chile)

    Sua pesquisa atual é caracterizada pela integração de modelos matemáticos, big-data, blockchain e tecnologia de internet para entender, modelar e fornecer soluções práticas para empresas e organizações que precisam lidar com problemas de mudança climática e sustentabilidade. Sua experiência em Engenharia Industrial, Gestão de Operações e Pesquisa Operacional com doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em um programa conjunto com a London School of Economics and Political Science (LSE) lhe confere uma boa compreensão de como integrar a tecnologia da informação com métodos quantitativos para resolver problemas da vida real. Ele está atuando como editor associado do Journal of Cleaner Production (Elsevier), Journal of Intelligent Manufacturing (Springer), Modern Supply Chain Research and Applications (Emerald, novo jornal), International Journal of Big Data Mining for Global Warming e Heliyon Business and Economia (Elsevier). Ele também é editor-chefe da Sustainable Operations and Computers, uma nova revista patrocinada pela Academia Chinesa de Ciências e pela Elsevier. Ele foi o editor convidado de várias edições especiais em revistas de primeira linha, incluindo European Journal of Operational Research, Journal of Cleaner Production, International Journal of Production Research, Sustainability e editor convidado para edições especiais em revistas como International Journal of Production Economia, Informática e Engenharia Industrial e Ciência do Ambiente Total. Ele também atuou como editor regional do International Journal of Physical Distribution and Logistics Management (Emerald). Durante os últimos cinco anos, ele publicou mais de 50 artigos em revistas de primeira linha. Já teve visitas em várias universidades do Brasil, China e Reino Unido, sendo a última, antes da pandemia de COVID-19, por exemplo, na London Business School. Atualmente, orienta e coorienta alunos de pós-graduação no Brasil, Chile e China. Lidera a Iniciativa Economia Circular e Sustentabilidade 4.0 (CES4.0), é membro do Conselho de Administração (Conselheiro) – Sociedade Nacional Florestal do Chile (SNF), e desenvolveu mais de 80 projetos de pesquisa, inovação e consultoria fornecendo soluções a problemas reais em diferentes países do mundo em setores industriais como Energia, Varejo, Mineração, Agroalimentar, Florestal, Logística e Petróleo e Gás.


    Prof. Dra. Priscila Rezende da Costa

    (Diretora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE)

    Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA USP, 2012. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA RP USP, 2007. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2005. Atualmente é diretora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA UNINOVE. É bolsista produtividade em pesquisa, CNPq – PQ 2, e professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração, Linha de Inovação, Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis (IEN). Também na UNINOVE é professora do curso de Graduação em Administração, preside o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do Programa de Educação Tutorial (PET) e atua na coordenação técnica e acadêmica do Programa Escola da Ciência e do Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (SINGEP). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da UNINOVE, 2010-2014. É editora chefe do International Journal of Innovation (IJI) e editora associada do Innovation & Management Review (IMR). É líder de Grupo de Pesquisa do CNPq, intitulado Estratégia de Inovação, e no âmbito do grupo coordenou projetos de pesquisa financiados pelo CNPq (Projeto CNPq Universal n° 422922/2018-8 e Projeto CNPq Ciências Sociais n° 471875/2014-7) e pela FAPESP (RTI 2019/20222-4). Também participa dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Inovação e Sustentabilidade (UNINOVE); Núcleo de Estudos da Inovação e Competitividade (NEIC/FEI); e Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Empreendedora e Competitividade (INGTEC/USP), atuando no Projeto FAPESP n° 2017/25364-6. Tem experiência na área de Administração e seus principais temas de pesquisa são: capacidades dinâmicas, capacidade relacional, capacidade absortiva, cooperação empresa-universidade-governo, internacionalização da inovação, ecossistemas empreendedores, redes e rotas tecnológicas. Mãe do Gael, esteve de licença maternidade de 08/2021 até 01/2022.


    Profa. Dra. Cláudia Terezinha Kniess

    (Professora na UNIFESP e no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da USJT. Pesquisadora Colaboradora no Centro de Síntese Cidades Globais – Instituto de Estudos Avançados da USP)

    Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora Nível 1D – CNPq. Graduada em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Bacharelado em Administração e em Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Realizou o curso de aperfeiçoamento em Training on Sustainable Development of Mining no International Institute For Mining Technology, MINITEC – Japão (bolsista JICA). Possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001 – bolsista CAPES) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina com período de estágio de doutorando (sanduíche) no Departamento de Cerâmica e Vidro da Universidade de Aveiro- Portugal (2005 – bolsista CAPES). Realizou o Pós-Doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – Centro de Combustíveis Nucleares (2011 – IPEN-CCN/USP). Possui experiência na coordenação e desenvolvimento de projetos de pesquisas financiados por agências de fomento e com parceria universidade/empresa. Participou da elaboração de propostas para implantação de Programas de Mestrado e Doutorado no Sistema APCN da CAPES nas áreas de Administração e Planejamento Urbano e Regional. Atua nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Inovação Tecnológica, Gestão da Inovação, Gestão da Tecnologia, Operações e Processos, Valorização de Resíduos Industriais, Engenharia Química, Ciência e Engenharia de Materiais, Cidades Inteligentes e Sustentáveis e Propriedade Industrial (Patentes), interagindo com grupos interdisciplinares e multidisciplinares. A experiência referente à docência e a pesquisa foi adquirida em instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC), a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC) e Universidade Ibirapuera (UNIB/SP), esta última com o exercício da coordenação dos cursos de graduação em Química, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Gestão da Qualidade, também foi diretora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da instituição. Atuou como docente e pesquisadora da Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP), no Programa de Pós-graduação em Administração (Mestrado e Doutorado), no Mestrado Profissional em Administração – Gestão Ambiental e Sustentabilidade, no Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos (Mestrado e Doutorado Profissional), no Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis e nos cursos de graduação em Administração e Engenharia Civil (2010-2019). Ainda na instituição foi coordenadora do Mestrado Profissional em Administração – Gestão Ambiental e Sustentabilidade (2014-2015) e do Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (2015-2018). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/UNIFESP). Professora e pesquisadora da Universidade São Judas Tadeu em cursos de graduação e no Mestrado Profissional em Engenharia Civil. Pesquisadora convidada do Instituto Ânima Sociesc de Inovação. Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP Programa Cidades Globais. Pesquisadora na Universidade de Taubaté (UNITAU). Experiência em atividades de consultoria técnica em empresas nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Projetos. Editora Científica da Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – Revista GeAS (2014-2019). Editora Adjunta da Revista Internacional de Debates da Administração & Públicas – RIDAP e do Journal of Urban Technology and Sustainability.


    Profa. Dra. Cristiane Drebes Pedron

    (Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho – PPGP-UNINOVE, e Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE, Editora-Adjunta da Revista IPTEC)

    Doutorada em Gestão (2009) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa, em Portugal. Mestre em Administração (2003) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Bacharel em Informática – Análise de Sistemas (2001) pela mesma instituição. Atualmente é professora dos programas de Pós-Graduação em Administração – PPGA e Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho em São Paulo. É editora científica da revista IPTEC, sendo também avaliadora de diversos periódicos e congressos na área de Administração/Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação empresarial, transformação digital, CRM (Customer Relationship Management), gestão do conhecimento e social media. Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, pelo qual também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2/CNPq). Mãe de dois filhos, esteve de licença maternidade em 2010 e 2016.


    Profa. Dra. Adriana Wilner

    (Professora na FGV-EAESP, Editora-Adjunta da Revista GV-Executivo)

    Possui Graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1991), Graduação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1992), Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2000) e Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP, (2008). Atualmente é professora visitante da FGV-EAESP, editora adjunta da revista GV-executivo, pesquisadora e editora de livros e artigos acadêmicos da FGV-EAESP. Pesquisa narrativa organizacional em redes sociais.


    Prof. Dr. Gustavo da Silva Motta

    (Professor da UFF – Universidade Federal Fluminense)

    Doutor (2012) e mestre (2009) em administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui graduação em Administração de Empresas (2001) e especialização em Gestão Estratégica de Marketing (2003). Atualmente é Professor da UFF-VR – Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda e Editor Associado da RAC. Foi Editor-Chefe da TAC (2015-2016), Editor de Sessão da Revista Alcance (2018-2019), Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFF-VR), Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), Membro do Comitê Científico da divisão Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (ITE) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), Líder do tema Gestão da Inovação, da Tecnologia e da Propriedade Intelectual (GCT/ANPAD), Líder do grupo de pesquisa GPADES (UFF), Avaliador do INEP/MEC e tem experiência na avaliação de projetos inovadores emergentes (Seed Capital) para o Fundo CRIATEC (BNDES/BNB). Tem registro de 2 (dois) Programas de Computador e 1 (uma) Marca no INPI, 1 (um) livro publicado, mais de 30 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e mais de 50 publicados em eventos. Se dedica a refletir a respeito da produção e das publicações tecnológicas na área de Administração e às pesquisas sobre a utilização de indicadores patento-cientométricos para avaliação de projetos inovadores.


    Prof. Dr. Talles Vianna Brugni

    (Professor da Fucape Business School)

    Professor Associado da FUCAPE Business School nos cursos de Doutorado, Mestrado e MBA. Sócio-Fundador da BR2 Consultoria Empresarial. Pós-Doutor em Finanças pela PUC-RIO (2018), Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP (2016), Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2012), especialista em Gestão Estratégica e em Contabilidade (2007), MBA em Finanças Corporativas (2012), Bacharel em em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC (2016) e em Administração pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2006). É minor em Machine Learning e Inteligência Artificial (IGTI 2020; Falqon 2020) e em Desenvolvimento em Python (IGTI 2021). Cursou disciplinas de finanças promovidas pela University of Michigan e pela Stanford University. É coordenador da certificação ANEFAC Controller no Brasil (CCA e CCA+). É Editor-Chefe da Brazilian Business Review (2022-2023), coordenador do B-Tech Congress, coordenador da seção de Governança Corporativa, Risco e Compliance do Congresso de Administração da USP (SemeAD), coordenador da seção de Gestão e Contabilidade de Custos do Congresso de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ (AdCont), é pesquisador da FUCAPE Business School, membro da American Accounting Association e da European Accounting Association, sendo avaliador de artigos para ambos os eventos. Possui publicações em livros, capítulos de livros, em periódicos nacionais e internacionais e em eventos de nível internacional, nacional e regional. Seus interesses de pesquisa compreendem assuntos sobre Qualidade da Informação Contábil, Conselhos de Administração e Governança Corporativa, Finanças e Modelos de Precificação de Ativos. Tem experiência acadêmica e prática nas áreas de administração e ciências contábeis.


    Profa. Dra. Anabela Pereira Tereso

    (Coordenadora do Observatório Português de Gestão de Projetos, Universidade do Minho)

    Professora Assistente no Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e Investigadora do Centro de Investigação ALGORITMI da mesma universidade. É Doutorada em Engenharia de Produção e Sistemas (2002), Mestre em Informática (1997) e Licenciada em Engenharia Informática e de Sistemas (1990), todos pela Universidade do Minho. O seu doutoramento foi na área de Gestão de Projetos e foi responsável pela criação do Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia na Universidade do Minho, tendo sido diretora e/ou membro do conselho desde 2014. Os seus interesses de investigação são nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão de Riscos, Análise de Decisão, Inovação e Sustentabilidade. Ela é autora de mais de cem artigos e supervisionou dezenas de mestrados. dissertações e teses de doutorado. Desde 2014 participa na avaliação de projetos de investigação submetidos ao FWO (Fonds Wetenschappelijk Onderzoek) – Research Foundation Flanders – Bélgica, na área de Economia e Gestão Empresarial. Foi investigadora principal num projecto de investigação financiado pela FCT durante os anos 2005-2008 no tema “Técnicas e Modelos de Avaliação e Gestão de Projectos – desenvolvimento de algoritmos e software para optimização da alocação de recursos em redes de actividades multimodais, em condições estocásticas “, investigador nos Projectos P25 “IGPM – Integrated Global Project Management of Industrialization Projects” (Innovative Car HMI) e P50 “TMIP – Team Management in Industrialization Projects” (Fábrica do Futuro), dos programas de co-promoção da Bosch – Universidade do Minho . É também responsável pela criação do Observatório Português de Gestão de Projetos, uma iniciativa da APOGEP, Associação Portuguesa de Gestão de Projetos.


    Prof. Dr. Jairo Cardoso de Oliveira

    (Head of Project Management Office – SPI Integração de Sistemas e Diretor Técnico de Certificações do IPMA-BR)

    Doutor em Administração pelo PPGA da Universidade Nove de Julho. Mestre em Administração – Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho, com orientação para os temas de sustentabilidade. Professor de disciplinas relacionadas à Gestão de Projetos, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui graduação em Tecnologia em Eletricidade pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1987), com pós graduação em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação pela Fundação Getulio Vargas. Grande experiência em Gestão de Projetos Complexos nas áreas de Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Professor de cursos de extensão em Gestão de Projetos e Telecomunicações. Carreira consolidada em Projetos e Engenharia, com experiência executiva em empresas nacionais e multinacionais, como Johnson Controls, Siemens, Motorola, Equitel e Eucatex. Ocupou cargos nos últimos 20 anos, de projetos da ordem de R$ 2 bilhões e liderança de grandes equipes. Palestrante convidado em eventos IPMA, ESI, PM Summit e organizações como Nokia, Gerlicher e Page Group.


    Profa. Dra. Cristina Dai Prá Martens

    (Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho – PPGP-UNINOVE, e Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE).

    Doutora em Administração, na área de Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão, pelo PPGA/EA/UFRGS (2009), com tese sobre Orientação Empreendedora; Pós-doutorado no CERAG/UPMF-Université Pierre Mendès-France (Grenoble-França – 2010), na área de Empreendedorismo e Estratégia. Possui Mestrado em Administração, com ênfase em Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão, pelo PPGA/EA/UFRGS (2001); Especialização em Gestão Universitária, pelo Centro Universitário UNIVATES (2006); Graduação em Administração pela UPF-Universidade de Passo Fundo (1994); Formação em Dinâmica de Grupos pela SBDG (2004). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq PQ-2, com projeto aprovado na Chamada CNPq Nº 09/2020. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos – PPGP da Universidade Nove de Julho – UNINOVE (desde 2012), constituído pelos cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Administração – Gestão de Projetos. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA, na UNINOVE. Atua como docente nas seguintes disciplinas: Fronteiras do Conhecimento em Empreendedorismo e Pequenas Organizações, Empreendedorismo e Orientação Empreendedora, Seminário de Projetos de Dissertação, Seminário de Tese Profissional, Teoria das Organizações. É líder do Grupo de Pesquisa Gerenciamento em Projetos (PPGP-UNINOVE), membro do Grupo Pesquisa em Empreendedorismo e Pequenas Organizações (PPGA-UNINOVE) e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa sobre Adoção de Novas Tecnologias de Informação (GIANTI-PPGA/EA/UFRGS). Presidente da Comissão Organizadora do SINGEP (desde 2019). Editora chefe da Revista Inovação, Projetos e Tecnologias – IPTEC. Suas áreas de interesse são: Empreendedorismo, Orientação Empreendedora, Gestão de Projetos, Adoção de TI, Mobilidade e Tecnologias Móveis, Transformação Digital.


    Profa. Dra. Isabel Cristina Scafuto

    (Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho, PPGP-UNINOVE)

    Doutora em Administração na Universidade Nove de Julho (2017). Mestre em Ciências da Linguagem na Universidade do Sul de Santa Catarina (2011). Especialista em Gestão e Planejamento de Eventos pela Universidade do Vale do Itajaí (2007). Possui Graduação em Turismo – Gestão do Turismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005). Atualmente é Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão de Projetos – PPGP da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Líder da Linha e do Grupo de Pesquisa de Estratégia e Projetos do PPGP. É Coeditora da Revista IJI (International Journal of Innovation). Faz parte da comissão organizadora do SINGEP (Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade). Também é Consultora em Ensino e Aprendizagem em Educação Executiva e organiza cursos e palestras na Add Conhecimento e, também é fundadora da empresa. É Co-fundadora e sócia da Universo Eco (MarketPlace de Moda e Beleza Sustentáveis). Possui formação em Coaching pela ICI e SBPNL. Participou na qualidade de Consultor adhoc na comissão preparatória da Avaliação Quadrienal 2017-2020 da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo na análise da produção técnica/tecnológica (PTT). Foi Coordenadora Acadêmica do MBA em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde da Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC. Foi também Coordenadora Acadêmica da HSM Educação, responsável pelos cursos de Pós-Graduação (MBA e EDP). Coordenadora do MBA em Projetos; MBA em Gestão Empresarial e MBA em Marketing. Fez parte da equipe responsável pelo setor de eventos do Campus Norte da Universidade do Sul de Santa Catarina. Também ministra aulas em Pós-Graduação Lato Sensu. Ministrou aulas para os Cursos de Turismo e Administração e Negócios da UNISUL e UNINOVE. Pesquisa nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem; Educação Executiva; MBA; Aprendizagem Organizacional; Gestão Estratégica; Gestão de Projetos; Inovação; Hospitalidade e Sustentabilidade.


    Profa. Dra. Heidy Rodriguez Ramos

    (Professora do Programa de Pós-graduação em Administração, PPGA-UNINOVE e do Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, PPG-CIS, UNINOVE)

    Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) concluído em 2011. Estágio Doutoral na Universidade Técnica de Lisboa (UTL) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) (2010/2011). Mestrado no Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP), na linha de Sociedade, Economia e Estado (2006). Bacharel em Administração pela FEA/USP (2003). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Docente permanente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPG-CIS) e no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Editora chefe da Revista Iberoamerican Journal of Strategic Management (QUALIS A3). Editora Científica da Revista de Administração de Empresas (RAE). Membro do Conselho Editorial do Journal of Urban Technology and Sustainability. Coordenadora do projeto Universal financiado pelo CNPq (2019 – 2021). Líder do tema “Formulação estratégica em ambientes empreendedores” da divisão acadêmica Estratégia em Organizações (ESO) do ENANPAD no triênio 2022-2024.Consultora Ad-Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisa nas áreas de Eficiência Energética e Empreendedorismo Sustentável. Líder do grupo de pesquisa do CNPq de Gerenciamento Ambiental – UNINOVE.


    Prof. Dr. Emerson Antonio Maccari

    (Professor do Programa de Pós-graduação em Administração – PPGA-UNINOVE, e Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos – PPGP-UNINOVE)

    Livre Docente em Administração pela Universidade de São Paulo – USP (2015) em Sistema de Avaliação da CAPES e o seu uso pelos programas de pós-graduação. Doutor em Administração pela USP (2008) com Estágio Doutoral na University of Massachusetts Amherst – EUA. Na tese, fez um comparativo entre o Sistema de Avaliação da CAPES e o Sistema da Association to Advance Collegiate Schools of Business – AACSB dos Estados Unidos para a área de Administração. Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau – FURB (2002). Especialista em Tecnologia da Informação aplicada à Gestão de Negócios pela FURB/INPG (1999). Graduado em Administração (2000) e em Ciências da Computação (1996) pela FURB. Pesquisador Bolsista de Produtividade desde 2012, atualmente com o projeto Produtividade em Pesquisa – PQ2 – 310591/2019-8 – Contribuições das Práticas Adaptativas De Gerenciamento de Projetos Aplicadas a Doutorados Interinstitucionais – DINTER em Administração. Atuou como Coordenador Geral de Bolsas e Projetos – CGBP, da Diretoria de Relações Internacionais – DRI, da CAPES (2020-2022), tendo participado da modelagem, na definição dos critérios, itens e escala de avaliação do Sistema de Avaliação do Programa CAPES/PRINT. Coordenou o grupo de avaliadores Ad Hoc que elaboraram a avaliação de meio termo. Atuou como Diretor do Mestrado Profissional em Gestão de Projetos – MPA-GP-UNINOVE (2010-2012). Atuou como Diretor do – PPGA – UNINOVE (2012-2018). Professor do PPGA – UNINOVE (2008-), com pesquisa nos seguintes temas: Gestão da Pós-Graduação; Gestão Estratégica da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da CAPES; Estratégia em Projetos Educacionais; Internacionalização da Pós-Graduação. Participou da elaboração de propostas para implantação de Programas de Mestrado e Doutorado nas áreas: Administração, Contabilidade, Turismo, Educação, Engenharia, Direito e Saúde. Desde 1999, vem acompanhando programas de Pós-Graduação na avaliação da CAPES. Participou do desenvolvimento de periódicos científicos no sistema OJS (Open Journal System). Atuou como editor adjunto da Revista de Administração e Inovação – RAI (2009-2010). Revista de Gestão e Projetos – GeP (2016-2019). Atualmente é editor adjunto da Revista de Gestão de Projetos. Participou, em 2010, da Avaliação Trienal (2007-2009) realizada pela CAPES. Participa de visitas a programas de pós-graduação na área de administração atendendo solicitações da CAPES. Foi membro do Comitê Organizador do International Academy of Management and Business – IAMB 2014. Desde 2017, é Membro do Comitê Executivo do CIK – CYRUS Institute of Knowledge – Cambridge – MA – EUA. No âmbito Internacional, em 2010 participou de visitas a centros de pesquisas e ensino na China, Dubai e Estados Unidos com o intuito de promover convênio e desenvolvimento de pesquisas e parcerias com centros de excelência nesses países. No ano de 2012 elaborou o projeto do Módulo Internacional para os Programas de Pós-Graduação em Administração da UNINOVE o que culminou na inserção desse módulo na matriz curricular de todos os programas da instituição. Desde 2012 vem sendo realizado o módulo internacional do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão de Projetos da UNINOVE na Bentley University – Estados Unidos. Em 2014 elaborou o Módulo Internacional em Gestão e Sustentabilidade na University of Frankfurt Alemanha, por meio do Mestrado em Gestão Ambiental e Sustentabilidade. No mesmo ano, ajudou na elaboração do Módulo Internacional em Inovação e Empreendedorismo na Université Grenoble Alpes e na (Université Paris Dauphine) – França realizado pelo PPGA/UNINOVE. Em 2015 ajudou a desenvolver o Módulo Internacional para o Mestrado em Gestão e Sistemas de Saúde com a Sulffolk University em Boston – EUA. Seus temas de interesse em pesquisa são: Gestão estratégica de Projetos Institucionais.


    Prof. Dr. Nader Asgary

    (Professor da Bentley University – EUA, Diretor do CIK – Cyrus Institute of Knowledge, e Presidente da Comissão Organizadora do X International Conference Cyrus)

    É professor de Administração e Economia na Bentley University. Ele foi nomeado Reitor Associado de Relações Internacionais e Diretor do Centro Internacional Cronin (CIC) em 2006. Como Reitor Associado, ele gerenciou todas as atividades internacionais na Bentley e liderou muitas iniciativas para melhorar a agenda de globalização da Universidade. Ele foi fundamental para solicitar e receber duas bolsas do Fundo do Departamento de Educação dos EUA para a Melhoria do Ensino Pós-Secundário para construir relações abrangentes entre a Bentley e as universidades da Europa e do Brasil. Ele desenvolveu e gerenciou a produção da Bentley Global Perspectives Magazine, uma publicação anual que aborda todos os empreendimentos e realizações internacionais da Universidade. Ele também desenvolveu relacionamentos com instituições internacionais em todo o mundo, por meio de programas de estudo no exterior, pesquisa de professores e outros empreendimentos. Dr. Asgary publicou em vários periódicos nacionais e internacionais, como Economic Inquiry, Journal of Business Ethics e Journal of Higher Education Policy and Management e participou de muitas apresentações em conferências internacionais e nacionais e foi palestrante convidado e revisor profissional de periódicos. Ele ministrou cursos de Negócios Internacionais, Economia Internacional, Gestão Internacional, Economia, Desenvolvimento Econômico, Econometria e Finanças nos níveis de graduação e pós-graduação por mais de 20 anos, e recebeu muitos prêmios para educadores.


    Prof. Dr. Julio Araujo Carneiro da Cunha

    (Professor do Programa de Pós-graduação em Administração – PPGA-UNINOVE)

    Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto (2004), Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2010) e Marketing pela Universidade de São Paulo (2016). Possui mestrado em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2011). É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (stricto-sensu) da Universidade Nove de Julho. É editor-chefe da BJMkt (Brazilian Journal of Marketing) e editor associado dos periódicos RAE (Revista de Administração de Empresas), CGG (Contabilidade, Gestão e Governança) e REGEPE (Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas). É avaliador ad-hoc de revistas científicas nacionais e internacionais, além de agências de fomento. Publicou trabalhos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Tem interesse de pesquisa nas áreas de Marketing; Estratégia; Transformação Digital; Gestão e Mensuração do Desempenho Organizacional; Políticas Públicas; Associações e Redes Interorganizacionais.


    Prof. Dr. Luciano Ferreira da Silva

    (Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos – PPGP-UNINOVE)

    Pós-doutorado em Sustentabilidade pela PUC-Campinas. Doutorado em administração na Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP, com bolsa pela (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Mestre em Administração, Comunicação e Educação na Universidade São Marcos. Especialista em Psicologia Organizacional e Especialista em Administração de Recursos Humanos. Graduado em Administração de Empresas. Professor permanente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos (PPGP) na Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Líder na linha de Pesquisa 2: “Gerenciamento em Projetos” no PPGP da UNINOVE. Atua nos projetos-eixos de pesquisa “Sociedade 4.0 e a Economia Circular” e “Gestão de Pessoas e Gerenciamento de Projetos”. Autor do livro “Revoluções Legais – a advocacia e a política brasileira”, além de outros capítulos publicados em livros organizados por parceiros de pesquisa. Artigos acadêmicos publicados em revistas nacionais e internacionais de alto-impacto na área de operações, Gestão de Projetos, Sustentabilidade, Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas, entre outros. Editor-chefe da Revista de Gestão e Projetos (GeP – ISSN 2236-0972). Integra o banco de avaliadores da Avaliação Especial da Educação Superior (AEES) – SERES-MEC. Coordenador da área temática “Gestão de Projetos” no SENGI – Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação nos anos de 2020 e 2021. Líder do tema “Gestão de Projetos” nos anos de 2020 e 2021, e Líder do tema ?Gestão de projetos: processos, pessoas e tecnologias? para os anos de 2022 e 2023 no ENANPAD ? Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração. Membro do Comitê Organizador e Científico do SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão, Projetos, Inovação e Sustentabilidade desde 2017. Líder do tema “Covid-19 e turismo” no ano de 2020 e líder do tema “Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços” em 2022 no SEMEAD Seminários em Administração. Líder do tema “Gestão de projetos: processos, pessoas e tecnologias” em 2022 no SIMPOI – Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. Programas de Computador registrados: 1) STD – Sistema de Tomada de Decisão; 2) People Placement by Competence – PPbyC; 3) FULL TAI – Teste de Associações Implícitas; 4) Sistema Baseado em Competências para Gerenciamento de Atividades em Projetos Ágeis. Patentes depositadas: 1) Sistema para implementação do gerenciamento do conhecimento e microsserviços para Transformação do conhecimento em ecossistemas de internet das coisas; 2) Artefato para direcionamento de agentes de transformação em projetos; 3) Modelo gerencial para estruturação de projetos de big data; 4) Sistema baseado em competências para gerenciamento de atividades em projetos ágeis. No campo profissional experiência em organizações nas atividades de avaliação de mercado, projeção de vendas, levantamento de novas oportunidades de negócios e formação de capital humano.


    Prof. Dr. Dirceu da Silva

    (Professor na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP)

    Possui graduação em Física (1981), graduação em Licenciatura em Física e Matemática (1982), mestrado em Física (1989) e doutorado em Educação (Avaliação e Cognição) todas pela Universidade de São Paulo (1995). É docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em regime de dedicação exclusiva (RDIDP). Tem experiência na área de Administração, Produção, Empreendedorismo, Saúde e Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, Educação a distância, Tecnologias de informação e comunicação, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Comportamento do Consumidor, Sustentabilidade e Meio Ambiente. Tem trabalhado com metodologias quantitativas de análise de dados, análise estatística multivariada de dados e desenvolvimento de escalas de atitude. Ocupa a 52ª posição no BRICS Top 100 Business & Management Scientists 2022 do AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index).


    Prof. Dr. Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel

    (Professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing)

    Doutor em Educação (Ciência e Tecnologia) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2011), Mestre em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Álvares Penteado – UNIFECAP (2005), MBA Executivo em Marketing pelo IBMEC (2001) e Bacharel em História pela Universidade de São Paulo – USP (1997). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atua como revisor de periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Administração e Psicologia, e como parecerista de eventos como EnANPAD, CLAV, SEMEAD e ENGEMA. Editor convidado da Brazilian Journal of Marketing (BJMkt) na edição especial sobre Pesquisa de Marketing. Pesquisa e publica nos seguintes temas: Comportamento do Consumidor B2B, Gestão do Marketing Verde, Sustentabilidade e Inovação, Produção e Consumo Sustentável, Métodos Quantitativos e Metodologia de Pesquisa. Membro do Comitê Editorial – Brazilian Journal of Marketing (BJMkt). Atuou como executivo em multinacionais nas áreas de Vendas e Marketing.


    Prof. Dr. Flávio Santino Bizarrias

    (Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos – PPGP-UNINOVE)

    Professor e Pesquisador do Programa de Pos-graduação em Gestão de Projetos (PPGP) da Universidade Nove de Julho na linha de Estratégia em Projetos, stricto sensu, professor de ensino superior da Universidade Nove de Julho. Atuo também como consultor de empresas, aplicando os conhecimentos científicos aos desafios das organizações. Pós doutorado em Marketing Internacional pela ESPM-SP, Doutor em Administração (2017) e mestre em Administração (2014) pela Universidade Nove de Julho. Possuo especialização em Marketing pela ESPM-SP e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). Atuo principalmente nos seguintes temas de pesquisa: marketing e gestão de projetos, comportamento do consumidor, atitudes implícitas (automáticas) marcas, crowding, e identidade do consumidor. Possuo experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Mercadologia. Registro de programa de computador: Full TAI – Teste de Associações Implícitas, INPI, 2020. Líder do tema Marketing – Pesquisa aplicada, no EnAnpad 2021 e 2022, e do tema Estratégia e Inovação em Marketing no Emprad 2021 e 2022, e da linha de Marketing no Singep 2022. Editor científico da Revista de Gestão e Projetos, ISSN 2236-0972.


    Prof. Dr. Leonardo Vils

    (Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos – PPGP-UNINOVE)

    É economista com Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho. Professor permanente do programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho. Tem como linha de pesquisa Economia Comportamental e Inovação em Projetos desenvolvendo estudos de comportamento individual e coletivo no contexto de projetos. É membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da Universidade Nove de Julho. É líder dos temas Sustentabilidade – SINGEP 2022, Tópicos Especiais em Estratégia – ENANPAD 2021/2022 e Sustentabilidade em Projetos – EMPRAD 2021-2022; Atua como consultor em Pesquisa de Mercado como foco no desenvolvimento e análise de instrumentos de pesquisa com fundamentação científica. Experiência de mais de 25 anos em cargos executivos de empresas de grande porte. Autor de sete livros.