Marketing

Desafios e Vulnerabilidades do Marketing Contemporâneo: Reflexões sobre relações de consumo sustentáveis no XIII SINGEP-CIK

Líderes:

  • Leonardo Vils – Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos e Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • André Torres Urdan – Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Eduardo Mesquita – Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM– SP
  • Christian Gomes-e-Souza Munaier – Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (ITESM) – México

A era da transformação digital, catalisada pelo advento das mídias sociais e da inteligência artificial, tem reconfigurado o panorama do marketing contemporâneo, oferecendo oportunidades inéditas para a interação entre marcas e consumidores. Diante desse cenário, o XIII SINGEP-CIK convida pesquisadores da área de Marketing a contribuir com estudos que dialoguem com as novas oportunidades e vulnerabilidades que se apresentam.

Esse novo cenário expõe uma série de vulnerabilidades que requerem análise e reflexão acadêmica, destacando-se a disseminação de notícias falsas (fake news), a proliferação das apostas online, o incremento do consumo compulsivo, a influência de personalidades tóxicas, a mercantilização de avaliações e o aumento dos vícios relacionados a jogos de azar. Buscamos estudos que abordem a extensão dessas vulnerabilidades e a elaboração de estratégias que mitiguem seus impactos negativos, promovendo, assim, práticas de marketing mais responsáveis e sustentáveis.

O XIII SINGEP-CIK incentiva submissões que explorem esses desafios sob diferentes abordagens metodológicas, seja por meio de estudos empíricos ou teóricos, envolvendo dados qualitativos e/ou quantitativos. Buscamos pesquisas que avancem o conhecimento acadêmico e ofereçam contribuições práticas para gestores e formuladores de políticas. 

Convidamos a comunidade acadêmica a participar dessa discussão, promovendo o intercâmbio de ideias que possam impulsionar novas perspectivas e soluções estratégicas para o futuro dos negócios.

 Os trabalhos da área de Marketing para o XIII SINGEP-CIK podem ter como foco os seguintes temas:

  1. Marketing, Transformação Digital e Inteligência Artificial
  2. Marketing Analytics
  3. Técnicas Neurocientíficas Aplicadas ao Marketing
  4. Ensino e Pesquisa em Marketing
  5. Comportamento do Consumidor
  6. Comunicação de Marketing
  7. Canais de Marketing
  8. Marketing de Serviços
  9. Gestão Estratégica de Marcas
  10. Pesquisa científica em marketing e impacto na sociedade: contribuições para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Submeta seu artigo e contribua para o avanço da Marketing na interseção entre teoria e prática!