Gestão de Projetos

Desafios e oportunidades em um mundo digital e sustentável: Avanços nas Pesquisas em Gestão de Projetos no XIII SINGEP-CIK

Líderes:

  • Cristiane Drebes Pedron – Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Rosana Yasue Narazaki – Doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Administração – Gestão de Projetos (PPGP- UNINOVE)
  • Sérgio Ricardo do Nascimento – Doutor em Administração – Gestão de Projetos (PPGP- UNINOVE)

A gestão de projetos desempenha um papel essencial na construção de sociedades resilientes, capazes de se adaptar e prosperar em um mundo em constante transformação. A evolução das práticas de governança e a incorporação de tecnologias digitais têm redefinido a forma como os projetos são conduzidos, exigindo novas competências organizacionais, de equipes e individuais. A atuação estratégica dos PMOs na gestão de portfólios, bem como na promoção da maturidade e alinhamento com os objetivos institucionais se torna ainda mais relevante diante dos desafios contemporâneos. No setor público e no terceiro setor, a busca por maior eficiência e impacto social demandam abordagens inovadoras e sustentáveis. Além disso, a Indústria 4.0 e 5.0, além da inteligência artificial estão revolucionando os processos de tomada de decisão, enquanto metodologias ágeis e híbridas impulsionam a flexibilidade e a adaptação dos projetos. A sustentabilidade, por sua vez, emerge como um princípio orientador, conectando a pesquisa científica em gestão de projetos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao fortalecimento das organizações e comunidades.

Diante desse cenário, o XIII SINGEP-CIK convida pesquisadores da área de Gestão de Projetos a contribuir para o avanço do conhecimento e das práticas em gestão de projetos, considerando os desafios e oportunidades de um mundo digital e sustentável. Esta chamada busca estudos que explorem metodologias e ferramentas inovadoras, abordagens ágeis e híbridas, bem como abordagens de governança eficazes e estratégias de gestão do conhecimento e aprendizagem em projetos. Trabalhos que investiguem a gestão de projetos em ambientes empreendedores, como startups e fintechs, são especialmente bem-vindos, assim como pesquisas sobre gestão de projetos e intraempreendedorismo e empreendedorismo social. Além disso, incentivamos submissões que analisem o impacto social da gestão de projetos e suas contribuições para sociedades mais resilientes, sustentáveis e tecnologicamente integradas.

O XIII SINGEP-CIK incentiva submissões que explorem esses desafios sob diferentes abordagens metodológicas, seja por meio de estudos empíricos ou teóricos, envolvendo dados qualitativos e/ou quantitativos. Buscamos pesquisas que avancem o conhecimento acadêmico e ofereçam contribuições práticas para gestores e formuladores de políticas. 

Convidamos a comunidade acadêmica a participar dessa discussão, promovendo o intercâmbio de ideias que possam impulsionar novas perspectivas e soluções estratégicas para o futuro dos negócios.

 Os trabalhos da área de Gestão de Projetos para o XIII SINGEP-CIK podem ter como foco os seguintes temas:

  1. Competências Organizacionais, de Equipes e Individuais na Gestão de Projetos
  2. PMO: Portfólio, Maturidade e Estratégia
  3. Gestão de Projetos no Setor Público e no Terceiro Setor
  4. Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos
  5. Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos
  6. Gestão de Projetos para um Futuro Sustentável
  7. Projetos Ágeis e Híbridos
  8. Indústria 4.0 e 5.0, Inteligência Artificial e a Gestão de Projetos
  9. Gestão de Projetos em Ambientes Empreendedores (ex. Startups), Intraempreendedores e Empreendedorismo Social
  10. Métodos de Pesquisa e Ensino em Gestão de Projetos
  11. Tópicos Emergentes em Gestão de Projetos

Submeta seu artigo e contribua para o avanço da Gestão de Projetos na interseção entre teoria e prática!