Programação

  • PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR – XI SINGEP-CIK

    *Horário de Brasília

    1º DIA DO EVENTO

    Horário*
    25 de outubro de 2023 (Quarta-feira) – PRESENCIAL – UNINOVE
    (Local: Campus Vergueiro da UNINOVE (Auditório do andar 1), Rua Vergueiro, 235/249 – Liberdade, São Paulo – SP)

    9h às 10h

    Credenciamento XI SINGEP-CIK e Coffee de recepção

    10h às 10h15

    Solenidade de Abertura

    Prof. Eduardo Storopoli / Profa. Maria Cristina Storopoli (Reitoria/Pró-Reitoria da Universidade Nove de Julho)

    Prof. Dr. Nader Asgary (Professor da Bentley University – EUA, Diretor do CIK – Cyrus Institute of Knowledge, e Presidente da Comissão Organizadora da 9ª International Conference do CIK).

    Profa. Dra. Cristina Dai Prá Martens (Diretora do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho, PPGP-UNINOVE, e Presidente da Comissão Organizadora do XI SINGEP).

    Prof. Dra. Priscila Rezende da Costa (Diretora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE).

    Thami Ghorfi (President and Founder of the ESCA Ecole de Management, Casablanca, Moroco).

    10h15 às 12h

    Conferência de Abertura:

    Gestão ESG (Ambiental, Social e Governança) para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
    ESG (Environmental, Social, and Governance) Management to Achieve the Sustainable Development Goals (SDGs)

    Conferencistas:
    Prof. Dr. Carlos Rufin (Professor da Suffolk University – EUA)

    Prof. Dr. Arlindo Philippi Junior (Professor titular da Faculdade de Saúde Pública da USP, São Paulo)

    Prof. Dr. Majid Kaissar El Ghaib (ESCA Ecole de Management, Casablanca, Morocco)

    Debatedores:

    Prof. Dr. Isak Kruglianskas (Professor Titular FEA/USP, Coordenador do PROGESA – FIA, São Paulo – Brasil)

    Prof. Dr. Nader Asgary (Professor da Bentley University – EUA, Diretor do CIK – Cyrus Institute of Knowledge, e Presidente da Comissão Organizadora do International Conference Cyrus)

    Moderador:

    Profa. Dra. Cristina Dai Prá Martens (Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos da UNINOVE, e Presidente da Comissão Organizadora do XI SINGEP)

    12h às 14h

    Almoço livre – será servido um brunch pela organização do evento

    14h às 16h

    Apresentação Plenária:

    Inteligência Artificial, Industria 4.0 e Gestão da Inovação Transformando os Negócios
    Artificial Intelligence, Industry 4.0 and Innovation Management Transforming Business

    Conferencistas:

    Prof. Dr. Vasco Furtado (Coordenador do Laboratório de Ciências dos Dados e Inteligência Artificial da Universidade de Fortaleza – UNIFOR)

    Profa. Dra. Carla Bonato Marcolin (Coordenadora do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada da Universidade Federal de Uberlândia – UFU)

    Profa. Dra. Amarolinda Iara da Costa Zanela Klein (Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS)

    Kayvon Touran (CEO & Co-Founder | Zal.ai, Maine, USA)

    Moderador:

    Prof. Dr. Fernando Antonio Ribeiro Serra (Professor do Programa de Pós-graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos da UNINOVE)

    16h às 16h30

    Coffee break

    16h30 às 18h30

    Consórcio Doutoral Internacional

    Coordenação nacional: Prof. Dr. Emerson Antonio Maccari (Professor do Programa de Pós-graduação em Administração e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos daUniversidade Nove de Julho, PPGP-UNINOVE).

    Coordenação estrangeira: Prof. Dr. Nader Asgary (Professor da Bentley University – EUA, Diretor do CIK – Cyrus Institute of Knowledge, e Presidente da Comissão Organizadora do International Conference Cyrus).

    2º DIA DO EVENTO

    Horário*
    26 de outubro de 2023 (Quinta-feira) – VIRTUAL

    08h30 às 10h30

    Virtual
    Sessões paralelas de apresentação de Trabalhos

    08h30 às 10h30

    Virtual
    Sessões paralelas de apresentação de Pôsteres

    10h30 às 10h40

    Intervalo

    10h40 às 12h40

    Virtual
    Sessões paralelas de apresentação de Trabalhos

    12h40 às 14h20

    Intervalo livre

    14h20 às 16h20

    Virtual
    Encontro de Editores e Autores: boas práticas de produção científica nacional e internacional

    Organização: Profa. Dra. Vânia Jorge Nassif (Professora no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE).

    Panielistas:

    Profa. Dra. Cecilia M. Villas Boas de Almeida – Universidade Paulista (UNIP). Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Co-Editor-in-Chief do Journal of Cleaner Production – A1

    Prof. Dr. Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira – Coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração na UNITAU – Universidade de Taubaté. Editor-Chefe da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional – A1

    Prof. Dr. Luciano Ferreira da Silva – Professor no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos (PPGP) na Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Editor-chefe da Revista de Gestão e Projetos – A4

    16h20 às 16h30

    Intervalo

    16h30 às 18h30

    Virtual
    Sessões paralelas de apresentação de Trabalhos
    16h30 às 18h30
    Virtual
    Paper Development Workshop (PDW): Editores das Revistas

    Coordenação:

    Profa. Dra. Heidy Rodriguez Ramos (Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE, Professora do Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Universidade Nove de Julho, PPGCIS-UNINOVE, e Editora da Revista RIAE).

    Editores convidados:

    Prof. Dr. Edmilson de Oliveira Lima (Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE, e Editor da Revista PODIUM).

    Profa. Dra. Cristiane Drebes Pedron (Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE, Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho, PPGP-UNINOVE, e Editora da Revista IPTEC).

    Prof. Dra. Priscila Rezende da Costa (Diretora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE e Editora da Revista IJI)

    Profa. Dra. Isabel Cristina Scafuto (Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho, PPGP-UNINOVE, e Coeditora da Revista IJI).

    Prof. Dr. José Edson Lara (Professor do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo, Editor da Revista Gestão & Tecnologia).

    Prof. Dr. Julio Araujo Carneiro da Cunha (Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE, e Editor da Revista ReMark).

    Prof. Dr. André Torres Urdan (Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE, e Editor científico da Revista ReMark).

    Prof. Dr. Luciano Ferreira da Silva (Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho, PPGP-UNINOVE, e Editor da Revista GeP).

    Prof. Dr. Rodrigo Baroni de Carvalho (Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da PUCMinas, e editor da Revista de Economia Gestão).

    18h30 às 18h40

    Intervalo

    18h40

    Virtual

    Premiação dos Melhores Trabalhos1 do Evento (5 categorias2)

    Premiação das Melhores Teses e Dissertações3(2 categorias4)

    Organização: Prof. Dr. Julio Araujo Carneiro da Cunha (Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE).

    ¹Critérios adotados para a seleção dos melhores trabalhos do evento: qualidade, clareza e redação do texto; atualidade do tema do trabalho; clareza nos objetivos; adequação metodológica; forma de apresentação dos dados quantitativos ou qualitativos; embasamento, amplitude e correção face aos resultados obtidos; e consistência e abrangência das referências.

    ²(1) Categoria “Melhor Artigo Científico”, envolvendo a seleção dos três melhores trabalhos por tema (gestão de projetos, inovação e empreendedorismo, sustentabilidade, estratégia, marketing, e indústria 4.0); (2) Categoria “Melhor Relato Técnico”, contemplando a seleção dos três melhores trabalhos por tema (gestão de projetos, inovação e empreendedorismo, sustentabilidade, estratégia, marketing, e indústria 4.0); (3) Categoria “Melhor Pôster”, envolvendo a seleção dos três trabalhos por tema (gestão de projetos, inovação e empreendedorismo, sustentabilidade, estratégia, marketing, e indústria 4.0); (4) Categoria “Melhor Trabalho do XI SINGEP”, mediante seleção do melhor trabalho do evento; e, por fim, (5) Categoria “Distinção de Mérito” para os três melhores avaliadores do evento.

    ³Critérios adotados para a seleção das melhores Teses e Dissertações: a originalidade do trabalho; sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.

    (1) Categoria “Melhor Dissertação”, envolvendo a seleção das três melhores dissertações por programa (PPGA e PPGP UNINOVE); (2) Categoria “Melhor Tese”, contemplando a seleção das três melhores teses por programa (PPGA e PPGP UNINOVE).

    3º DIA DO EVENTO

    Horário*
    27 de outubro de 2023 (Sexta-feira) – VIRTUAL

    9h às 10h50
    Virtual

    Workshop: “Estratégia de escolha de periódicos para submissões em Administração”

    Prof. Dr. Julio Araujo Carneiro da Cunha (Professor do PPGA-UNINOVE).



    10h50 às 11h



    Intervalo


    11h às 12h50
    Virtual


    Workshop: “Neurociência em pesquisas científicas em Gestão”


    Profa. Dra. Helena Belintani Shigaki (Professora do Centro Universitário Unihorizontes).

    12h50 às 14h

    Intervalo


    14h às 15h50
    Virtual


    Workshop: “Gestão de Projetos Sociais e seus impactos na sociedade”


    Odair Lima (Diretor de Projetos Sociais do PMI-SP, Mentor de Startups e OSCs).

    Sérgio Martins (CEO da Casa Cultural Dona Antônia, líder do Polo MG/ES de formação de líderes sociais da Falcons University)


    15h50 às 16h

    Intervalo


    16h às 17h50

    Virtual


    Workshop: “Uso de Inteligência Artificial em pesquisas científicas em Gestão”

    Prof. Dr. Ricardo Limongi (Professor do PPGADM/UFG e PPGADM/UFU)

    Prof. Dr. Leonardo Vils (Professor do PPGP-UNINOVE).

    17h50 às 18h

    Intervalo

    18h – Virtual

    Encerramento do XI SINGEP-CIK