Palestrantes
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Amarolinda Iara da Costa Zanela Klein
(Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS)
Pesquisadora do CNPq (Bolsista Produtividade), doutora em Administração pela FEA/USP (2005), com pós-doutorado em Administração pela Université Pierre Mendès France – Grenoble – França (2012-2013), foi PhD research student da London School of Economics and Political Science (LSE) – Londres – Inglaterra – (2004-2005). Atualmente é Coordenadora e Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – RS. Possui experiência de pesquisa e de consultoria na área de Administração/Tecnologia/Sistemas de Informação, incluindo coordenação de projetos de pesquisa CNPq e CAPES. É consultora ad hoc da Capes, CNPq, FACEPE e FAPERGS. Publicou artigos, livros e capítulos de livros no Brasil, Reino Unido e Estados Unidos, e em periódicos como: Journal of Information Technology, Technological Forecasting and Social Change, Electronic Markets, Computers in Industry, entre vários outros. É membro de corpo editorial e avaliadora de diversos periódicos e congressos nacionais e internacionais na área de Administração/Sistemas de Informação. É membro da AIS (Association for Information Systems) e da Academy of Management. Seus tópicos de interesse são: Computação móvel e ubíqua aplicada a negócios, Internet da Coisas (IoT), mudanças organizacionais e geração de inovações com o uso de Tecnologia da Informação.
Arlindo Philippi Junior
(Professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, São Paulo)
Mestrado em Saúde Ambiental e Licenciatura em Saúde Pública (USP), Pós-Doutorado em Estudos Urbanos e Regionais (MIT/EUA) e Livre Docência em Política e Gestão Ambiental (USP). É Professor Titular da Universidade de São Paulo. Na USP foi Chefe do Departamento de Saúde Ambiental, Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública, Prefeito da Prefeitura do Campus da Capital (PUSP-C), Pró-Reitor e Pró-Reitor Adjunto da Pós -Graduação. Atualmente é Chefe de Gabinete do Reitor da USP. É professor da Faculdade de Saúde Pública, membro do Conselho Deliberativo do INCLINE-Centro Interdisciplinar de Investigação em Mudanças Climáticas da USP, atualmente no Instituto de Estudos Avançados da USP, na coordenação do Programa USP Cidades Globais, como o Projeto Experimento Urbano na perspectiva de novas ideias e soluções sustentáveis para as cidades. Na CAPES, foi Membro do Conselho Superior, Coordenador das Áreas Interdisciplinar e de Ciências Ambientais, membro titular do Conselho Técnico Científico do Ensino Superior e Diretor de Avaliação. Foi membro do Conselho Diretor do Conselho Brasileiro de Mudanças Climáticas do MCT. Exerce funções de gestão no IBAMA, na CETESB e na Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo. Coordenar a área de Ciências Ambientais do PADCT/MCT. Publicou 67 artigos científicos em periódicos qualificados, 169 capítulos de livros e 52 livros publicados e/ou organizados. Possui 284 itens de produção técnica. Participei, como convidado, de mais de 500 eventos científicos e tecnológicos no Brasil e no exterior. Orientou 22 dissertações de mestrado, 20 teses de doutorado e 9 orientações de pós-doutorado. Atualmente orienta 3 mestres, 2 doutorandos, e orienta 1 pós-doutorado e 5 pesquisadores colaboradores. Foi finalista do Prêmio Jabuti em 6 edições, tendo recebido o 2º lugar na categoria Educação, com o trabalho “Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação” em 2011; ou 3º lugar na categoria Ciências Naturais, com o trabalho “Gestão do Saneamento Básico: Abastecimento de Água e Resíduos Sanitários”, em 2014; o 1º lugar na categoria Educação e Pedagogia com a obra “Práticas Interdisciplinares de Ensino e Pesquisa, 2016. Os termos mais frequentes na produção científica e tecnológica são: Política, Planejamento e Gestão Ambiental, Planejamento e Gestão Urbana e Regional.
Benny Kramer Costa
(Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE, e Editor da Revista PORIUM)
Doutorado e pós-doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999 e 2006 respectivamente), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985). Atualmente é Professor Titular e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, e Professor Livre-Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP. Conselheiro Suplente do Conselho Municipal de Turismo da Cidade de São Paulo (2020-atual). Foi Diretor, Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração – Gestão de Esportes, da UNINOVE, desde sua criação em outubro de 2012 até março de 2017. Organizou 6 livros com foco em estratégia e turismo. Foi Editor-Chefe da Revista Iberoamericana de Estratégia – RIAE, de sua fundação até 2014. Foi Editor-Adjunto da Podium – Sport, Tourism and Leisure Review, de 2017 até 2018. Atualmente é Editor Geral da Podium – Sport, Tourism and Leisure Review. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq, intitulado Estratégia e Competitividade no CNPq; e Vice-líder do Grupo de Pesquisa no CNPq denominado Gestão, Estratégia e Inovação em Atividades Criativas (GEIC). Coordenou projetos de pesquisa financiados pelo CNPq: (1) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [431232/2018-0] – Engajamento de Stakeholders na Cocriação de Valor da Atividade do Turismo: Uma Investigação Sistemática, Propositiva e Empírica, de 2019 até 2023; (2) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [455074/2014-3] – Cocriação de Valor e Stakeholders em Destinos Turísticos e no Setor do Esporte: Uma Investigação em Cidades do Brasil, de 2014 até 2018; (3) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [401290/2010-7] – Stakeholders e Estratégias no Setor Turístico Brasileiro: Uma Investigação em Localidades. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, stakeholders, cocriação de valor, cenários, competitividade, implementação de estratégias e gestão de projetos. Atua também em marketing e governança, e em áreas como turismo e esporte.
Carlos Rufin
(Professor da Suffolk University – EUA)
Doutor em política pública – Harvard University (2000), mestre em economia (Master of Arts) – Columbia University (1987) e graduado em economia (Bachelor of Arts) – Princeton University (1986). Atualmente é professor de administraçao internacional em Suffolk University – Boston, e consultor para entidades públicas e privadas em temas de energia, serviços públicos, e desenvolvimento urbano. Previamente foi professor em Babson College e professor visitante no Instituto de Empresa Business School – Madri (Espanha).
Carla Bonato Marcolin
(Coordenadora do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada da Universidade Federal de Uberlândia – UFU)
Doutora em Administração (Linha Pesquisa Operacional) e Mestre em Administração (Linha Gestão de Sistemas e TI) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS, tendo realizado pós-doutoramento na Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Atualmente é professora da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Coordenadora do LiA², Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (lia2.com.br). Trabalha com R e possui familiaridade com SQL e estrutura de dados, bem como com técnicas de Processamento de Linguagem Natural (NLP) e de Aprendizado de Máquina (Machine Learning). Principais interesses de pesquisa incluem inteligência artificial, analytics, mineração de dados e principalmente mineração de texto.
Cecilia Maria Villas Boas de Almeida
(Professora da Universidade Paulista – UNIP. Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Co-Editor-in-Chief do Journal of Cleaner Production – A1)
Doutora em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1995) e graduação em Engenharia Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1983). Professora titular do ICET (Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista. Desenvolve pesquisa na área de Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial, em que são analisados e desenvolvidos conceitos, ferramentas e técnicas para o cálculo de indicadores ambientais e indicadores de sustentabilidade. Atua, também, como pesquisadora do LaProMA (Laboratório de Produção e Meio Ambiente) da Universidade Paulista. De 2012 a 2015 atuou como Subject Editor: Cleaner Production in Latin America para o Journal of Cleaner Production, em 2016 atuou como Executive Editor e, desde maio de 2017 é Co-Editor-in-Chief do Journal of Cleaner Production. Em Scopus, o seu índice h é 32 e o índice i10 no Google Acadêmico é 21. Palavras-chave: meio ambiente, sistemas de produção, contabilidade ambiental, produção mais limpa, ecologia industrial, avaliação de ciclo de vida, emergia, indicadores de sustentabilidade.
Cristiane Drebes Pedron
(Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE, Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho, PPGP-UNINOVE, e Editora da Revista IPTEC)
Doutorada em Gestão (2009) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa, em Portugal. Mestre em Administração (2003) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Bacharel em Informática – Análise de Sistemas (2001) pela mesma instituição. Atualmente é professora dos programas de Pós-Graduação em Administração – PPGA e Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho em São Paulo. É editora científica da revista IPTEC, sendo também avaliadora de diversos periódicos e congressos na área de Administração/Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação empresarial, transformação digital, CRM (Customer Relationship Management) e gestão de projetos. Atua em projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, pelo qual também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2/CNPq). Mãe de dois filhos, esteve de licença maternidade em 2010 e 2016.
Cristina Dai Prá Martens
(Diretora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos e Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da UNINOVE)
Doutora em Administração, na área de Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão, pelo PPGA/EA/UFRGS (2009), com tese sobre Orientação Empreendedora; Pós-doutorado no CERAG/UPMF-Université Pierre Mendès-France (Grenoble-França – 2010), na área de Empreendedorismo e Estratégia. Possui Mestrado em Administração, com ênfase em Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão, pelo PPGA/EA/UFRGS (2001); Especialização em Gestão Universitária, pelo Centro Universitário UNIVATES (2006); Graduação em Administração pela UPF-Universidade de Passo Fundo (1994); Formação em Dinâmica de Grupos pela SBDG (2004). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq PQ-2, com projeto aprovado na Chamada CNPq Nº 09/2020. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos – PPGP da Universidade Nove de Julho – UNINOVE (desde 2012), constituído pelos cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Administração – Gestão de Projetos. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA, na UNINOVE. Está na presidência da Comissão Organizadora do SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão, Projeto, Inovação e Sustentabilidade, desde 2018. Atua como docente nas seguintes disciplinas: Fronteiras do Conhecimento em Empreendedorismo e Pequenas Organizações, Empreendedorismo e Orientação Empreendedora, Seminário de Projetos de Dissertação, Seminário de Tese Profissional, Teoria das Organizações. É líder do Grupo de Pesquisa Gerenciamento em Projetos (PPGP-UNINOVE), membro do Grupo Pesquisa em Empreendedorismo e Pequenas Organizações (PPGA-UNINOVE) e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa sobre Adoção de Novas Tecnologias de Informação (GIANTI-PPGA/EA/UFRGS). É editora chefe da Revista Inovação, Projetos e Tecnologias – IPTEC. Suas áreas de interesse são: Empreendedorismo, Orientação Empreendedora, Gestão de Projetos, Adoção de TI, Mobilidade e Tecnologias Móveis, Transformação Digital.
Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira
(Coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração na UNITAU – Universidade de Taubaté. Editor-Chefe da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional – A1)
Pós-Doutorado em Gestão da Inovação Tecnológica – Área de Produção pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2010). Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica – Área de Organização Industrial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1998), Mestre em Economia do Trabalho e da Tecnologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Paraíba (1985). Professor Assistente Doutor aposentado da Universidade de Taubaté (UNITAU) – Exerce a função de Coordenador de Programa de Pós-graduação Lato Sensu e Docente e Pesquisador de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu. Coordenador Pró-tempore pela UNITAU do Programa de Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Regional entre a Universidade de Taubaté-UNITAU e a Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC. Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional (ISSN 1809-239X) na função de Editor Chefe. Membro do Conselho Editorial da Revista Latin American Journal of Business Management (ISSN 2178-4833) na função de Editor Chefe. É membro do Corpo de Especialistas do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão de Tecnologia; Gestão Sistêmica; Gestão da Produção e Gerenciamento de Projetos. Atua nos seguintes temas: Cidades Inteligentes, Planejamento, Desenvolvimento Regional, Economia brasileira e Internacional, Gestão de Projetos, Estratégia Tecnológica e Industrial, Indústria Aeroespacial, Indústria Automobilística e Gerenciamento e Formação Executiva.
Emerson Antonio Maccari
(Professor do Programa de Pós-graduação em Administração – PPGA-UNINOVE, e Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos – PPGP-UNINOVE)
Livre Docente em Administração pela Universidade de São Paulo – USP (2015) em Sistema de Avaliação da CAPES e o seu uso pelos programas de pós-graduação. Doutor em Administração pela USP (2008) com Estágio Doutoral na University of Massachusetts Amherst – EUA. Na tese, fiz um comparativo entre o Sistema de Avaliação da CAPES e o Sistema da Association to Advance Collegiate Schools of Business – AACSB dos Estados Unidos para a área de Administração. Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau – FURB (2002). Especialista em Tecnologia da Informação aplicada à Gestão de Negócios pela FURB/INPG (1999). Graduado em Administração (2000) e em Ciências da Computação (1996) pela FURB. Pesquisador Bolsista de Produtividade desde 2012, sendo que atualmente estou com o projeto Produtividade em Pesquisa – PQ2 – 310591/2019-8 – Contribuições das Práticas Adaptativas De Gerenciamento de Projetos Aplicadas a Doutorados Interinstitucionais – DINTER em Administração. Atuei como Coordenador Geral de Bolsas e Projetos – CGBP, da Diretoria de Relações Internacionais – DRI, da CAPES (2020-2022), na ocasião, participei da modelagem, da definição dos critérios, itens e escala de avaliação do Sistema de Avaliação do Programa CAPES/PRINT. Coordenei o grupo de avaliadores Ad Hoc que elaboraram a avaliação de meio termo. Atuei como Diretor do Mestrado Profissional em Gestão de Projetos – MPA-GP-UNINOVE (2010-2012). Atuei como Diretor do – PPGA – UNINOVE (2012-2018). Professor do PPGA – UNINOVE (2008-), pesquiso nos seguintes temas: Gestão da Pós-Graduação; Gestão Estratégica da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da CAPES; Estratégia em Projetos Educacionais; Internacionalização da Pós-Graduação. Participei da elaboração de propostas para implantação de Programas de Mestrado e Doutorado nas áreas: Administração, Contabilidade, Turismo, Educação, Engenharia, Direito e Saúde. Desde 1999, venho acompanhando programas de Pós-Graduação na avaliação da CAPES. Participei do desenvolvimento de periódicos científicos no sistema OJS (Open Journal System). Atuei como editor adjunto da Revista de Administração e Inovação – RAI (2009-2010). Revista de Gestão e Projetos – GeP (2016-2019). Atualmente sou editor adjunto da Revista de Gestão de Projetos. Participei, em 2010 da Avaliação Trienal (2007-2009) realizada pela CAPES. Participo de visitas a programas de pós-graduação na área de administração atendendo solicitações da CAPES. Fui membro do Comitê Organizador do International Academy of Management and Business – IAMB 2014. Desde 2017 sou Membro do Comitê Executivo do CIK – CYRUS Institute of Knowledge – Cambridge – MA – EUA. +++ No âmbito Internacional em 2010, participei de visitas a centros de pesquisas e ensino na China, Dubai e Estados Unidos com o intuito de promover convênio e desenvolvimento de pesquisas e parcerias com centros de excelência nesses países. No ano de 2012 elaborei o projeto do Módulo Internacional para os Programas de Pós-Graduação em Administração da UNINOVE o que culminou na inserção desse módulo na matriz curricular de todos os programas da instituição. Desde 2012 vem sendo realizado o módulo internacional do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão de Projetos da UNINOVE na Bentley University – Estados Unidos. Em 2014 elaborei o Módulo Internacional em Gestão e Sustentabilidade na University of Frankfurt Alemanha, por meio do Mestrado em Gestão Ambiental e Sustentabilidade. No mesmo ano, ajudei na elaboração do Módulo Internacional em Inovação e Empreendedorismo na Université Grenoble Alpes e na (Université Paris Dauphine) – França realizado pelo PPGA/UNINOVE. Em 2015 ajudei a desenvolver o Módulo Internacional para o Mestrado em Gestão e Sistemas de Saúde com a Sulffolk University em Boston – EUA. Estes módulos internacionais continuam ativos sendo ofertados pelos programas da UNINOVE. Temos de interesse em pesquisa são: Gestão estratégica de Projetos Institucionais.
Fernando Antonio Ribeiro Serra
(Professor do Programa de Pós-graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos da UNINOVE)
Doutor em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Desenvolveu seus trabalhos de pós-doutorado em Declínio Organizacional na FEA/USP e em Estratégia no IPL (Portugal). É professor do Programa de Pós-graduação em Administração e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Foi editor da Revista Ibero-americana de Estratégia RIAE. É líder linha de pesquisa em Tomada de Decisão e Gestão Estratégica (TDE) no PPGA da UNINOVE. É o coordenador da Divisão ESO – Estratégia em Negócios da ANPAD para o triênio 2021-2023 Dirigiu a área acadêmica na HSM. Foi professor da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, onde dirigiu a Unisul Business School e foi professor do Mestrado em Administração. Sua experiência como docente inclui a coordenação do Mestrado em Administração. Lidera o grupo de pesquisa em Estratégia Comportamental, cadastrado no CNPq pela Uninove. É pesquisador do grupo de pesquisa em Planejamento Estratégico e Empreendedorismo da FEA/USP, do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade e Estratégia e Projetos da UNINOVE, e do GlobAdvantage – Centro de Investigação em Estratégia e Negócios Internacionais. É coautor de diversos livros, com destaque para os livros O Tempo na sua Vida (São Paulo, Editora Saraiva, 2009), Administração Estratégica (São Paulo, Editora Campus/Elsevier, 2014), Gestão Estratégica (Lisboa, Editora Lidel, 2010 e Editora Atlas, 2014) e Ser Empreendedor (Lisboa, Editora Silabo, 2009; São Paulo, Editora Saraiva, 2010). Participou como palestrante em eventos da HSM e, em trabalhos para MoC (Michael Porter HBS) e Marketing for a Better World com Philip Kotler. Em 2012 recebeu o prêmio de Best Professor in Strategy pelo World Congress of Education em Mumbai na Índia. É conselheiro e faz parte de comitês estratégicos de várias empresas. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 1D no edital PQ2018.
Heidy Rodriguez Ramos
(Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE, Professora do Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Universidade Nove de Julho, PPGCIS-UNINOVE, e Editora da Revista RIAE)
Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP (2011). Realizou a Universidade Técnica de Lisboa (UTL) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) (2010/2011). Curso ou Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP), na linha Sociedade, Economia e Estado (2006). Bacharel em Administração pela FEA/USP (2003). Fundo de Produtividade em Pesquisa do CNPq PQ-2, com projeto aprovado na Chamada CNPq Nº 04/2021. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPG-CIS) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nova de Julho (UNINOVE). Atualmente atua como professor nas seguintes disciplinas: Seminário de Projetos de Dissertação, Seminário de Tese e Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Editor Chefe da Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE (QUALIS A3), Editor Associado da Revista Administração de Empresas? RAE (QUALIS A2) e Membro do Conselho Editorial da Revista de Tecnologia Urbana e Sustentabilidade. É membro do Comitê Científico e Organizador do SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão, Projetos, Inovação e Sustentabilidade, desde 2017. Líder do tema “Formulação Estratégica em Ambientes Empreendedores” da divisão acadêmica Estratégia em Organizações (ESO) do ENANPAD no triênio 2022-2 024. Atua como assessor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Coordenação de Formação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É membro do Grupo de Pesquisa Empreendedorismo e Pequenas Organizações (PPGA-UNINOVE). Investigação nas áreas de Empreendedorismo Sustentável, Economia Circular, Energias Renováveis e utilização eficiente de recursos naturais na área das Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
Helena Belintani Shigaki
(Professora do Centro Universitário Unihorizontes)
Doutora em Administração (UFMG – 2020/ Prêmio de Melhor Tese do CEPEAD/UFMG) com período sanduíche na HEC-Montréal/Canadá e TechLab. Mestre em Administração (PUC Minas – 2014). Especialista em Data Science Analytics (USP – 2022) e em Gestão Estratégica de Marketing (PUC Minas – 2012). Graduada em Administração (PUC Minas – 2010). Professora e Pesquisadora do Mestrado em Administração do Unihorizontes. Professora do mestrado internacional da SKEMA Business School (aulas ministradas em inglês), do MBA da Fundação Dom Cabral (FDC) e do MBA da PUC Minas. Membro da equipe acadêmica para desenvolvimento do primeiro curso de Graduação da FDC. Membro do Projeto Gestão Contemporânea de Marketing da FDC (2016 – atual). Co-líder do Núcleo de Pesquisa, Ensino em Marketing e Estratégias de Operações da UFMG (2023 – atual) e Líder do Núcleo de Pesquisa em estratégia e Competitividade (2023 – atual). Foi Editora-chefe na Revista Horizontes Interdisciplinares da Gestão (2020-2022) e atualmente é Editora convidada na Revista Brasileira de Marketing (ReMark – ISSN: 2177-5184/ Qualis A3). Em 2021 participou do projeto Food goes AI em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal) e Demola Global (Finlândia). Foi líder do tema Customer Centricity (ANPAD, 2020-2021) e atualmente é líder do tema Data Science, Inteligência Artificial e Marketing Analytics (ANPAD, 2022-2024). Em projetos de extensão, foi co-fundadora e coordenadora do Grupo NeuroFaces na UFMG (2016-2018), fundadora e coordenadora do Projeto de Extensão QuarenTese no Unihorizontes (2020-2021), além de realizar trabalho voluntário como mentora de Marketing e Empreendedorismo no projeto social Expo Favela, promovido pela Favela Holding. Coordenadora do projeto de Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) financiado pela SEDE-MG (2023-2024).
Isabel Cristina Scafuto
(Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho, PPGP-UNINOVE, e Editora da Revista IJI)
Doutora em Administração na Universidade Nove de Julho (2017). Mestre em Ciências da Linguagem na Universidade do Sul de Santa Catarina (2011). Especialista em Gestão e Planejamento de Eventos pela Universidade do Vale do Itajaí (2007). Possui Graduação em Turismo – Gestão do Turismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005). Atualmente é Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão de Projetos – PPGP da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Líder da Linha e do Grupo de Pesquisa de Estratégia e Projetos do PPGP. É Coeditora da Revista IJI (International Journal of Innovation). Faz parte da comissão organizadora do SINGEP (Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade). Também é Consultora em Ensino e Aprendizagem em Educação Executiva e organiza cursos e palestras na Add Conhecimento e, também é fundadora da empresa. É Co-fundadora e sócia da Universo Eco (MarketPlace de Moda e Beleza Sustentáveis). Possui formação em Coaching pela ICI e SBPNL. Participou na qualidade de Consultor adhoc na comissão preparatória da Avaliação Quadrienal 2017-2020 da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo na análise da produção técnica/tecnológica (PTT). Foi Coordenadora Acadêmica do MBA em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde da Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC. Foi também Coordenadora Acadêmica da HSM Educação, responsável pelos cursos de Pós-Graduação (MBA e EDP). Coordenadora do MBA em Projetos; MBA em Gestão Empresarial e MBA em Marketing. Fez parte da equipe responsável pelo setor de eventos do Campus Norte da Universidade do Sul de Santa Catarina. Também ministra aulas em Pós-Graduação Lato Sensu. Ministrou aulas para os Cursos de Turismo e Administração e Negócios da UNISUL e UNINOVE. Pesquisa nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem; Educação Executiva; MBA; Aprendizagem Organizacional; Gestão Estratégica; Gestão de Projetos; Inovação; Hospitalidade e Sustentabilidade.
Isak Kruglianskas
(Professor da FEA/USP, Coordenador do PROGESA – FIA, São Paulo – Brasil)
Pioneiro no Brasil em pesquisas nas áreas de gestão ambiental e sustentabilidade corporativa. Diretor geral da Fundação Instituto de Administração (FIA). Professor titular na Universidade de São Paulo (USP). Doutor, livre docente e mestre em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP). Graduado em engenharia aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Fundador, conselheiro e coordenador de programas e projetos na FIA. Coordenador dos Programas Gestão Estratégica para a Sustentabilidade (PROGESA) e Gestão da Inovação e da Tecnologia (PGT), ambos vinculados ao CNPq e à FIA. Professor visitante na Bentley School e Youngstown State University (EUA). Diretor Presidente da Fundação Instituto de Administração-FIA, Coordenador do Programa de Mestrado Profissional da Faculdade FIA de Administração e Negócios.Consultor de empresas em instituições nacionais e internacionais em sustentabilidade, gestão da inovação e de projetos. Membro de comissões e organização de eventos científicos no Brasil e no exterior. Consultor ad-hoc de agências de fomento à pesquisa (FAPESP, CAPES e CNPq) e de instituições internacionais. Membro de conselhos editoriais de revistas científicas nacionais e internacionais. Publicou algumas centenas de artigos em periódicos acadêmicos e anais de congressos científicos pelo mundo afora. Autor, co-autor e organizador de livros, entre os quais Gestão Estratégica da Sustentabilidade.
Joao Jose Vasco Peixoto Furtado
(Coordenador do Laboratório de Ciências dos Dados e Inteligência Artificial da Universidade de Fortaleza – UNIFOR)
Doutor pela Universidade de Aix-Marseille III, França (1997) e pós-doutorado (2007) no Laboratório de Sistemas de Conhecimento em Stanford, Califórnia, EUA. Furtado já escreveu mais de 150 artigos científicos em computação com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação multiagente, web semântica, aprendizagem automática e mineração de dados. Tem aplicado suas pesquisas na área de Segurança Pública, Justiça e Cidades Inteligentes. Além da experiência acadêmica tem larga experiência no setor público onde é analista de negócios da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Ceará. Atuou como Diretor de Tecnologia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará (1997-2004) e, mais recentemente (2013-2016), como vice-presidente e depois presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (CITINOVA). Foi secretário adjunto de planejamento, orçamento e gestão da Prefeitura de Fortaleza (2017-2018). É cientista-chefe do Tribunal de Justiça e do Ministério Público do Estado do Ceará. Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico do CNPQ.
José Edson Lara
(Professor do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo, Editor da Revista Gestão & Tecnologia)
Doutor em Economia de Empresa, pela Universitat Autònoma de Barcelona (1993), Mestrado em Administração/Marketing/Negócios Internacionais, pela EAESP – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (1986), PPhD in Project Management – Advanced Topics pela Bentley University – USA e Graduação em Administração, pela FCCMS, Juiz de Fora – MG (1979). É Fellow na Bentley University – Massachusetts – USA. Professor Aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo atuado por 12 anos. Foi Professor da Universidade Federal de Viçosa por 17 anos e da Universidade Federal de Juiz de Fora, por quatro meses. Atuou em 22 Instituições de Ensino Superior, em cursos de Especialização. Orientou oito teses de Doutorado, 102 Dissertações de Mestrado e 31 Monografias. Publicou mais de 80 artigos científicos e técnicos em periódicos acadêmicos e congressos. Publicou quatro capítulos de livros e quatro manuais. Foi agraciado com o Prêmio CAPES Menção Honrosa – Melhor Tese de Doutorado Brasil 2012. Premiado como “high level production at the 2018, pelo Cyrus Institute of Knowledge – Massachusetts Institute of Technology / Bentley University. Criou e administrou três Cursos de Mestrado Interinstitucional: Universidade Federal de Minas Gerais na Universidade de Montes Claros (UNIMONTES); Universidade Federal de Minas Gerais na Universidade de Vila Velha/ES (UVV); e, Universidade Federal de Minas Gerais no CIESA/ Manaus/ AN. Foi Tutor do Programa Especial de Treinamento – PET/CAPES na Universidade Federal de Minas Gerais (três anos) e na Universidade Federal de Viçosa (Três anos). Membro Titular da Câmara de Projetos Especiais da FAPEMIG (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). Foi Diretor Administrativo/Financeiro da Fundação Arthur Bernardes, de apoio à Universidade Federal de Viçosa, por 3,5 anos. Apresentou conferências e trabalhos em nove países. Foi coordenador do CEGE-CEPEAD/UFMG (Programa de Pós-Graduação Lato Sensu), por sete anos. Participou em nove bancas de Professores Titulares em universidades federais e dez bancas de concursos para professores. É Editor-Chefe da Revista Gestão & Tecnologia, desde 2013. É Editor de Economia e Marketing da Ornamental Orticulture. Tem sido referee de periódicos e de publicações científicas brasileiras e de diversos outros países. Atuou como executivo na área de Divulgação Científica da Indústria Farmacêutica na ICN USAFARMA Indústria Farmacêutica. Foi Diretor do Departamento de Cadastro Imobiliário e Secretário Interino da Fazenda, na Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Atualmente é professor titular do Mestrado da Faculdade Pedro Leopoldo. Participa de Grupo de Pesquisa em Neurociência e Marketing na UFMG, USP e UNIFESP. É Sócio-Diretor da Future Consulting, empresa de consultoria em negócios. Prestou consultorias em doze organizações públicas e privadas, no Brasil e no exterior. Atua como acadêmico e consultor na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Estratégica de Negócios e Marketing orientados à Indústria 4.0.
Julio Araujo Carneiro da Cunha
(Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE, e Editor da Revista REMARK)
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2011), mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (2006) e graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto (2004), Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2010) e Marketing pela Universidade de São Paulo (2016). É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (stricto-sensu) da Universidade Nove de Julho. É editor-chefe da BJMkt (Brazilian Journal of Marketing) e editor associado dos periódicos IJBG (International Journal of Business and Globalisation), CGG (Contabilidade, Gestão e Governança) e REGEPE (Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas). É avaliador ad-hoc de revistas científicas nacionais e internacionais, além de agências de fomento. Publicou trabalhos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Tem interesse de pesquisa nas áreas de Marketing; Estratégia; Turismo e Hospitalidade; Transformação Digital; Gestão e Mensuração do Desempenho Organizacional; Políticas Públicas; Associações e Redes Interorganizacionais.
Kayvon Touran
(CEO & Co-Founder | Zal.ai, Maine, USA)
Fundador da startup de inteligência artificial Zal.ai.
Leonardo Vils
(Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho, PPGP-UNINOVE)
É economista com Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho. Professor permanente do programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho. Tem como linha de pesquisa Economia Comportamental e Inovação em Projetos desenvolvendo estudos de comportamento individual e coletivo no contexto de projetos. É membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da Universidade Nove de Julho. É líder dos temas Sustentabilidade – SINGEP 2022, Tópicos Especiais em Estratégia – ENANPAD 2021/2022 e Sustentabilidade em Projetos – EMPRAD 2021-2022; Atua como consultor em Pesquisa de Mercado como foco no desenvolvimento e análise de instrumentos de pesquisa com fundamentação científica. Experiência de mais de 25 anos em cargos executivos de empresas de grande porte. Autor de seis livros.
Luciano Ferreira da Silva
(Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho, PPGP-UNINOVE)
Pós-doutorado em Sustentabilidade pela PUC-Campinas. Doutorado em administração na Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP, com bolsa pela (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Mestre em Administração, Comunicação e Educação na Universidade São Marcos. Especialista em Psicologia Organizacional e Especialista em Administração de Recursos Humanos. Graduado em Administração de Empresas. Professor permanente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos (PPGP) na Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Líder na linha de Pesquisa 2: Gerenciamento em Projetos? no PPGP da UNINOVE. Atua nos projetos-eixos de pesquisa “Sociedade 4.0 e a Economia Circular” e “Gestão de Pessoas e Gerenciamento de Projetos”. Autor do livro “Revoluções Legais – a advocacia e a política brasileira”, além de outros capítulos publicados em livros organizados por parceiros de pesquisa. Artigos acadêmicos publicados em revistas nacionais e internacionais de alto-impacto na área de operações, Gestão de Projetos, Sustentabilidade, Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas, entre outros. Editor-chefe da Revista de Gestão e Projetos (GeP – ISSN 2236-0972). Integra o banco de avaliadores da Avaliação Especial da Educação Superior (AEES) – SERES-MEC. Coordenador da área temática Gestão de Projetos no SENGI – Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação nos anos de 2020 e 2021. Líder do tema Gestão de Projetos nos anos de 2020 e 2021, e Líder do tema Gestão de projetos: processos, pessoas e tecnologias? para os anos de 2022 e 2023 no ENANPAD Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração. Membro do Comitê Organizador e Científico do SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão, Projetos, Inovação e Sustentabilidade desde 2017. Líder do tema Covid-19 e turismo no ano de 2020 e líder do tema Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços em 2022 no SEMEAD Seminários em Administração. Líder do tema Gestão de projetos: processos, pessoas e tecnologias? em 2022 no SIMPOI – Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. Programas de Computador registrados: 1) STD – Sistema de Tomada de Decisão; 2) People Placement by Competence – PPbyC; 3) FULL TAI – Teste de Associações Implícitas; 4) Sistema Baseado em Competências para Gerenciamento de Atividades em Projetos Ágeis. Patentes depositadas: 1) Sistema para implementação do gerenciamento do conhecimento e microsserviços para Transformação do conhecimento em ecossistemas de internet das coisas; 2) Artefato para direcionamento de agentes de transformação em projetos; 3) Modelo gerencial para estruturação de projetos de big data; 4) Sistema baseado em competências para gerenciamento de atividades em projetos ágeis. No campo profissional experiência em organizações nas atividades de avaliação de mercado, projeção de vendas, levantamento de novas oportunidades de negócios e formação de capital humano.
Majid Kaissar El Ghaib
(Professor da ESCA Ecole de Management, Casablanca, Morocco)
Ph.D. em Engenharia Civil pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), diploma de engenharia pela Ecole Centrale de Lyon (França) e pela Ecole Nationale des Ponts et Chaussées (Paris, França). Ele iniciou sua carreira na Ardaman & Assoc., uma subsidiária da Tetra Tech, uma das maiores empresas dos Estados Unidos em engenharia ambiental e energia renovável. Após retornar ao Marrocos, o Sr. El Ghaib ingressou no Ministério de Obras Públicas do Marrocos e ajudou a desenvolver uma das maiores empresas de consultoria marroquinas, a “Conseil, Engineering et Développement” (CID), especializada no design e implementação de projetos de desenvolvimento sustentável em diferentes setores, como gestão de recursos hídricos e construção de grandes infraestruturas públicas. Nomeado CEO do Escritório Nacional de Pesca do Marrocos (ONP) em 2000, uma instituição pública responsável pelo setor pesqueiro marroquino, ele reestruturou a empresa ao longo da última década; e o ONP emergiu como um operador público essencial na implementação de projetos sustentáveis para a modernização e desenvolvimento da indústria pesqueira marroquina. Desde 2011, é o Presidente e Fundador da OMEGA Holding, uma empresa de investimento no setor de pesca com um portfólio de projetos no valor de 85 milhões de dólares. Também é Presidente do Conselho de Administração da Enactus Morocco, uma organização sem fins lucrativos, parte da Enactus Worldwide, uma comunidade de estudantes, acadêmicos e líderes empresariais comprometidos em usar o poder da ação empreendedora para transformar vidas e moldar um mundo melhor e mais sustentável. Com seus muitos anos de experiência em gestão, ministra palestras sobre diversos temas, como “Governança Corporativa”, “Ética nos Negócios”, “Responsabilidade Social Corporativa”, “Inovação Social e Empreendedorismo”. É vencedor de muitos prêmios nacionais e distinções (“Qualidade” em 2002 e 2003, “Cidadania” em 2003, “Responsabilidade Social” em 2005, “Gerente de Qualidade do Ano” em 2005).
Nader Asgary
(Professor da Bentley University – EUA, Diretor do CIK – Cyrus Institute of Knowledge, e Presidente da Comissão Organizadora do X International Conference Cyrus)
É professor de Administração e Economia na Bentley University. Ele foi nomeado Reitor Associado de Relações Internacionais e Diretor do Centro Internacional Cronin (CIC) em 2006. Como Reitor Associado, ele gerenciou todas as atividades internacionais na Bentley e liderou muitas iniciativas para melhorar a agenda de globalização da Universidade. Ele foi fundamental para solicitar e receber duas bolsas do Fundo do Departamento de Educação dos EUA para a Melhoria do Ensino Pós-Secundário para construir relações abrangentes entre a Bentley e as universidades da Europa e do Brasil. Ele desenvolveu e gerenciou a produção da Bentley Global Perspectives Magazine, uma publicação anual que aborda todos os empreendimentos e realizações internacionais da Universidade. Ele também desenvolveu relacionamentos com instituições internacionais em todo o mundo, por meio de programas de estudo no exterior, pesquisa de professores e outros empreendimentos. Dr. Asgary publicou em vários periódicos nacionais e internacionais, como Economic Inquiry, Journal of Business Ethics e Journal of Higher Education Policy and Management e participou de muitas apresentações em conferências internacionais e nacionais e foi palestrante convidado e revisor profissional de periódicos. Ele ministrou cursos de Negócios Internacionais, Economia Internacional, Gestão Internacional, Economia, Desenvolvimento Econômico, Econometria e Finanças nos níveis de graduação e pós-graduação por mais de 20 anos, e recebeu muitos prêmios para educadores.
Odair Lima
(Diretor de Projetos Sociais do PMI-SP, Mentor de Startups e OSCs)
Com formação em Economia pela FEA – USP e Gestão Ambiental pelo SENAC – SP, acumula mais de 30 anos de experiência como gestor ou executivo na condução de projetos em empregos nacionais e multinacionais atuando na consolidação de processos organizacionais e boas práticas de governança corporativa entre outros. Com MBA pela FIA – USP em Administração de Projetos e certificado PMP pela PMI desde 2009 atualmente atua como Diretor de Projetos Sociais do PMISP, mentor de Startups e OSCs, consultor de gestão para empresas, além de conselheiro certificado GONEW para práticas sociais da agenda ESG, instrutor em Gerenciamento de Projetos para empresas e Organizações do Terceiro Setor.
Priscila Resende da Costa
(Diretora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE).
Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA USP, 2012. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA RP USP, 2007. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2005. Atualmente é diretora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA UNINOVE (conceito 6 na última avaliação quadrienal da CAPES), e professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração, Linha de Inovação, Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis (IEN). Também na UNINOVE é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos, PPGP, e preside o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do Programa de Educação Tutorial (PET). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da UNINOVE, 2010-2014, e participou do Comitê de Ética em Pesquisa, 2022-2023. É integrante da Comissão Organizadora do SINGEP CIK, evento internacional promovido pela UNINOVE em parceria com a Bentley University (EUA). É editora chefe do International Journal of Innovation (IJI), editora associada do Innovation Management Review (IMR) e editora associada do IEEE Engineering Management Review. É líder do Tema de Inovação e Transformação Digital em Organizações de Mercados Emergentes da Divisão Acadêmica Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (ITE) da ANPAD. Lidera o Tema Gestão Socioambiental e Inovação do EMPRAD (USP). Integra o comitê científico do International Forum on Management – IFM (Polytechnic Institute of Setúbal, Portugal). É líder de Grupo de Pesquisa do CNPq, intitulado Estratégia de Inovação, e no âmbito do grupo coordenou projetos de pesquisa financiados pelo CNPq (1-Projeto CNPq Bolsa PQ2 n 309294/2019-3, 2-Projeto CNPq Universal n 422922/2018-8 e 3-Projeto CNPq Ciências Sociais n 471875/2014-7) e pela FAPESP (1-Processo n 2019/20222-4 e 2-Processo n 2006/54755-9). Tem experiência na área de Administração e seus principais temas de pesquisa são: capacidades dinâmicas, capacidade relacional, capacidade absortiva, cooperação empresa-universidade-governo, internacionalização da inovação, ecossistemas empreendedores, redes e rotas tecnológicas. É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Mãe do Gael, esteve de licença maternidade de 08/2021 até 01/2022.
Ricardo Limongi França Coelho
(Professor do PPGADM/UFG e PPGADM/UFU)
Doutor em Administração na linha de Estratégias de Marketing pela FGV/SP, com estágio doutoral na Cornell University sob supervisão de Vithala Rao. Pós-doutorado em Economia Comportamental aplicada ao Marketing pela UnB e Pós-doutorado em Machine Learning aplicado ao Marketing pela UFRGS. Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Visitante na Universidade Santiago do Chile (USACH) e na Mona University (UWIMONANA) na Jamaica. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração na UFG e UFU. Coordenador do MBA em Marketing Estratégico da UFG, Coordenador de Pesquisa e do Eixo de Gestão e Negócios nas Escolas do Futuro do Estado de Goiás do convênio da UFG com o Estado de Goiás. Lidera tema de pesquisa na Divisão de Marketing desde 2019 na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e desde 2021 no EMPRAD. Possui formação complementar em Estatística Espacial, Data Science e Machine Learning. Suas pesquisas já foram, indicadas e/ou premiadas, pela base de dados internacional Emerald e eventos científicos como SEMEAD e EMA. Teve projetos aprovados em Editais Científicos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e CNPq. É editor associado na Revista de Administração Mackenzie – RAM (Qualis A2), PLOS One (Qualis A1) e Pretexto (Qualis A4). Seus temas de interesse são: predição e business analytics; spatial data science; demand e estimação de mercado; inteligência artificial; machine learning. Coordena o ADMKT – Laboratório de Pesquisa em Marketing e Data Analytics (https://admkt.face.ufg.br), certificado pelo CNPq, desde o ano de 2012.
Rodrigo Baroni de Carvalho
(Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da PUCMinas, e editor da Revista de Economia Gestão)
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) com período de doutorado-sanduíche (2004 a 2005) na Universidade de Toronto, Canadá (Faculty of Information Studies). Tem graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Recebeu o Prêmio UFMG de Teses pela melhor tese em Ciência da Informação defendida em 2006. Recebeu certificado PUCMinas de Reconhecimento Acadêmico em 2017, 2018, 2019, 2020,2021 e 2022 pelos resultados obtidos na Avaliação Docente.É Professor Adjunto da PUCMinas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Possui experiência de 17 anos como Analista de Sistemas, tendo atuado na Cemig, Acesita, Belgo Mineira Sistemas (Arcelor), Bemge e no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Seus temas principais de pesquisa são: Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas, Inteligência Competitiva, Gestão de Projetos, Tecnologia da Informação, Ciência da Informação, Administração Pública, Banco de Dados, Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Foi membro do Comitê Científico da Divisão de Administração da Informação (ADI) da ANPAD de 2013 a 2017 e coordenador do tema Gestão da Informação da divisão acadêmica de Administração de Informação da ANPAD no biênio 2011-2012. Foi líder do tema Gestão Estratégica de TI e Governança de TI para o SEMEAD (Seminários de Administração) da USP de 2012 a 2018. Foi coordenador do Núcleo de Periódicos Científicos da Editora PUCMinas de 2016 a 2018. É editor desde 2012 da Revista de Economia Gestão da PUCMinas (Qualis A4) editada pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCMinas. É revisor de 32 periódicos nacionais e internacionais Qualis nas áreas de Administração e Ciência da Informação. Orientou 24 dissertações, 5 teses de doutorado e co-orientou 2 dissertações de Mestrado em Administração. Participou de 109 bancas de defesa de dissertação de Mestrado e 39 bancas de defesa de tese de Doutorado.Publicou 104 trabalhos em anais de eventos. Possui 11 capítulos de livros e 1 livro publicado. Publicou 12 artigos em periódicos internacionais, 45 artigos em periódicos nacionais e 16 trabalhos em anais de eventos internacionais no Canadá, Áustria, EUA (Havaí), Portugal, Chile, Argentina e Suíça. Foi 5 vezes Patrono, 5 vezes Paraninfo, 15 vezes Professor Homenageado de turmas de graduação e pós-graduação.
Sérgio Martins
(CEO da Casa Cultural Dona Antônia, líder do Polo MG/ES de formação de líderes sociais da Falcons University)
Músico, advogado, pós-graduado em advocacia pública, CEO da Casa Cultural Dona Antônia, Líder do Polo MG/ES de formação de líderes sociais da Falcons University, membro da Comissão Permanente do Terceiro Setor da OAB MG e Membro da Comissão Permanente de Promoção da Igualdade Racial da OAB Betim.
Vânia Jorge Nassif
(Professora no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, PPGA-UNINOVE)
Livre-Docente na área de Recursos Humanos pela FEARP/USP, Pós-doutorado na linha de Empreendedorismo e Competências Empreendedoras na FGV-SP. Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado em Educação pela Universidade de Ribeirão Preto e Graduação e Bacharelado em Psicologia FFCLRP-/USP. Líder de projetos de pesquisa financiados pela FAPESP-SP na área de Empreendedorismo, com ênfase em Empreendedorismo Feminino e de Grupos Minorizados. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2/CNPq). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE/SP, pesquisadora e Líder de linha de pesquisa Inovação, Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis – IEN. Atua como docente nas disciplinas de Fronteira do Conhecimento em Empreendedorismo, Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Editora Científica IJI – International Journal of Innovation desde maio de 2023. Foi editora chefe da REGEPE – Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas de 2017 até 2020. Professora convidada da FGV/SP, Fundace e UniFacef. Fundadora e Presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas ANEGEPE de 2011 até 2016. Avaliadora de projetos de diferentes fontes de fomento FAPESP, CAPES e CNPq. Avaliadora ad-hoc de 30 periódicos científicos e de congressos nacionais e internacionais. Autora de artigos científicos, livros, capítulos de livros, e-books e organizadora de livros. Áreas de interesse em Empreendedorismo de Grupos Minorizados, com ênfase no empreendedorismo feminino. mulheres empreendedoras, mulheres pretas, ameaças e falhas empreendedoras, investigando aspectos psicológicos, emocionais, afetivos e cognitivos, resiliência, comportamento e processo empreendedor, comportamento de liderança do(a) empreendedor(a), empreendedorismo sênior.