Formatação para Relato Técnico

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    Editor de texto: PDF

    Idioma: Português, Inglês ou Espanhol

    Fonte do texto: Times New Roman, corpo 12

    Espaçamento entre linhas: simples

    Espaçamento entre caracteres: normal

    Limite de páginas: 7 a 16 páginas

    Tamanho do Papel: A4

    Margens: Superior 3cm / Inferior: 2 cm / Esquerda: 3 cm / Direita 2 cm

    Parágrafo: Texto Justificado

    Paginação: Inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito.

    Notas: Não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.

    Figuras e Tabelas: Todas as figuras e tabelas devem ter legendas e seguir as normas da APA. Sendo assim, no caso de figuras (quadros, gráficos, desenhos, etc.) as respectivas legendas devem ser posicionadas abaixo delas, justificadas à esquerda, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Nas tabelas, as legendas devem ser posicionadas acima delas, devem estar centralizadas e também terem fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Um breve resumo e exemplos podem ser visualizados no site da ANPAD, clicando aqui.

    Citações e referências bibliográficas: As citações deverão ser inseridas no corpo do texto, de acordo com o sistema (autor-data), adicionando-se o número da página quando for o caso. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com a norma American Psychological Association (APA). Um breve resumo e exemplos podem ser visualizados no site da ANPAD, clicando aqui.

    Observações

    Os trabalhos que não estejam de acordo com as características e com os critérios técnicos exigidos pelo VII SINGEP não terão sua submissão aceita.

    Deverá ser enviado 1 único arquivo, sem identificação de autores, sem instituição e sem e-mail. Trabalhos cuja autoria seja identificada serão automaticamente excluídos do evento.

    MODALIDADE RELATO TÉCNICO

    O relato técnico é o produto final de um estudo (pesquisa aplicada ou produção técnica) que descreva, de forma precisa e objetiva, a situação-problema no contexto organizacional e o resultado ou a solução prescritiva associada. Um relato técnico apresenta os resultados de uma intervenção administrativa, técnica ou gerencial numa organização realizada com critérios metodológicos. São trabalhos acadêmicos que priorizam a descrição do aprendizado, na forma da apresentação de resultados práticos, aprendizado este oriundo de experiências vivenciadas pelas organizações/profissionais envolvidos em processos passíveis de serem gerenciados/aperfeiçoados por meio de técnicas de gestão específicas. Deve ser escrito com base no rigor científico e metodológico.

    Orientação para o registro e desenvolvimento do relato técnico:

    – Deve privilegiar o conhecimento prescritivo, ou seja, propor (ou prescrever) soluções para problemas enfrentados pelas organizações;

    – Deve ser voltado para a solução de problemas de forma prática, ainda que fundamentadas em disciplinas aplicadas;

    – Deve ter por missão desenvolver conhecimento sobre o que é relevante para solucionar problemas em seu campo de pesquisa.

    Estrutura sugerida para o relato técnico:

    O relato técnico segue o formato de um artigo científico curto (mínimo 7 e máximo 16 páginas), incluindo ilustrações e referências.

    Conteúdo da primeira página do trabalho:

    • Título do trabalho: letras maiúsculas, centralizado
    • Resumo: em português, texto justificado, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples (entre caracteres, palavras e linhas), no mínimo 100 e no máximo 200 palavras. Deve conter objetivos, metodologia, principais resultados e conclusões em texto corrido.
    • Palavras-chave: no mínimo três (3), no máximo cinco (5).
    • Abstract: deve ser registrado nos mesmos parâmetros do resumo em português.
    • Keywords: devem ser registradas nos mesmos parâmetros das palavras-chave em português.

    Conteúdo da segunda página do trabalho, em diante (parte textual):

    Para a parte textual do relato técnico (segunda página em diante), recomenda-se a seguinte estrutura (Biancolino, Kniess, Maccari, & Rabechini Jr., 2012):

    • Introdução: A introdução deve apresentar o contexto e/ou a situação-problema do estudo. Deve ser breve e clara, explicitando do que se trata o relato apresentado, qual intervenção foi feita na organização e o que será analisado, explicitando o problema a ser resolvido / relatado. Deve-se deixar claro ao leitor o objetivo do relato e como foi feita a pesquisa ou como os autores interpretaram as informações para se chegar ao relato. Convém mostrar a sequência de seções do relato.
    • Referencial Teórico: Deve ser apresentado um referencial teórico, relacionado com a intervenção feita na organização em questão. Este referencial serve para enquadrar o relato do ponto de vista teórico e propiciar comparações com a teoria existente.
    • Metodologia: deve-se explicar detalhadamente como foi feito o relato técnico, ou seja, se foi executado apenas com base na experiência profissional e prática do aluno/pesquisador, ou se outras interações/participações (de outros profissionais) foram necessárias para se atingir o objetivo do relato técnico. Cabe destacar, quais foram as habilidades profissionais utilizadas para a observação, análise e solução do problema, qual o tipo de abordagem foi utilizada (observação direta, participação direta, etc). Faz-se necessário deixar claro o problema a ser relatado. O método deve levar em conta informações primárias e secundárias que precisam ser qualificadas.
    • Resultados Obtidos e Análise: Deve conter: Caracterização da organização e do problema analisado; Tipo de intervenção e mecanismos adotados; Descrição dos resultados obtidos, Análise dos resultados pelos autores, Confronto com a teoria revisada no referencial teórico. Quais as contribuições mais relevantes para os tópicos abordados no relato. Deve ser incluída sua relevância para outros casos similares e que tipo de ensinamento profissional esta experiência relatada deve ser socializada na comunidade de profissionais.
    • Conclusões/Considerações finais: deverá mostrar ao leitor argumentos de que foi possível atingir os objetivos propostos inicialmente. Cabe aqui apresentar propostas para empresas /projetos que encontrem situações semelhantes à descrita. Os aspectos que limitaram o trabalho devem ser mencionados. Por fim, novas ideias de relatos ou de trabalhos de natureza técnica/profissional devem ser explicitadas.
    • Referências