Formatação para Relatos de PTT (Produto Técnico-Tecnológico)
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Cada autor poderá submeter, no máximo, 4 trabalhos para o evento XII SINGEP-CIK.
Cada trabalho poderá ter até 4 autores.
Template: A utilização do template é obrigatória. Arquivos que forem encaminhados sem o template serão automaticamente desclassificados. (clique aqui para fazer o Download).
Formato do arquivo para submissão: PDF
Idioma: Português, Inglês ou Espanhol
Fonte do texto: Times New Roman, corpo 12
Espaçamento entre linhas: simples
Espaçamento entre caracteres: normal
Limite de páginas: mínimo 8, máximo 16 páginas
Tamanho do Papel: A4
Margens: Superior: 3cm / Inferior: 2 cm / Esquerda: 3 cm / Direita: 2 cm
Parágrafo: Texto Justificado
Paginação: o número de páginas no rodapé, com alinhamento ao lado direito, já está no template.
Notas: Não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.
Figuras e Tabelas: Todas as figuras e tabelas devem ter legendas e seguir as normas da APA. Sendo assim, no caso de figuras (quadros, gráficos, desenhos, etc.) as respectivas legendas devem ser posicionadas abaixo delas, justificadas à esquerda, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Nas tabelas, as legendas devem ser posicionadas acima delas, devem estar centralizadas e terem fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez).
Citações e referências bibliográficas: As citações deverão ser inseridas no corpo do texto, de acordo com o sistema autor-data, adicionando-se o número da página no caso de citação direta. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com a norma American Psychological Association (APA).
Observações:
Os trabalhos que não estejam de acordo com as características e com os critérios técnicos exigidos, não terão sua submissão aceita.
O trabalho deverá ser enviado em um (1) único arquivo, sem identificação de autores, sem instituição e sem e-mail. Trabalhos cuja autoria seja identificada serão automaticamente excluídos do evento.
MODALIDADE RELATO DE PTT (Produto Técnico-Tecnológico)
O desenvolvimento de PTT é direcionado à solução de problemas ou aprimoramento de questões práticas. A área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo (Área 27) da CAPES considera 12 modalidades de PTTs mais aderentes a sua realidade. São foco dessa modalidade Relato de PTT os 11 PTTs abaixo listados:
- Empresa ou Organização social (inovadora).
- Processo/Tecnologia e Produto/Material não patenteáveis.
- Relatório técnico conclusivo.
- Tecnologia social.
- Norma ou marco regulatório.
- Patente.
- Produtos/Processos em sigilo.
- Software/Aplicativo.
- Base de dados técnico-científica.
- Curso para formação profissional.
- Material didático.
O PTT “12. Produto bibliográfico na forma de artigo técnico/tecnológico”, deve ser direcionado à modalidade de Relato Técnico.
Orientação para o registro e desenvolvimento do relato de PTT:
O relato de PTT deve conter no mínimo oito (8) e no máximo de dezesseis (16) páginas, incluindo ilustrações, referências e notas de final de texto.
Resumo Estruturado (deve constar apenas na plataforma de submissão):
Sugerimos aos autores que preparem o resumo estruturado em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.
O resumo estruturado do relato de PTT contempla os seguintes itens e na sua composição deve ter no máximo 250 palavras:
- Objetivo do estudo (máximo 42 palavras)
- Relevância/originalidade (máximo 42 palavras)
- Metodologia/abordagem (máximo 42 palavras)
- Principais resultados (máximo 42 palavras)
- Contribuições teóricas/metodológicas (máximo 42 palavras)
- Contribuições sociais/para a gestão (máximo 42 palavras)
O Título, o Resumo Estruturado e as Palavras-chave deverão ser escritos em duas versões, independentemente do idioma escolhido para a submissão do relato de PTT: 1ª versão em português; e a 2ª versão em inglês.
Campos a serem preenchidos na plataforma de submissão:
- Título do trabalho em português: em letras maiúsculas.
- Título do trabalho em inglês: em letras maiúsculas.
- Palavras-chave: em português, no mínimo três (3) e no máximo cinco (5).
- Palavras-chave: em inglês, devem ser as mesmas definidas em português.
- Campos do resumo estruturado: em português
- Campos do resumo estruturado: em inglês
Estrutura sugerida para o relato de PTT (parte textual1,2):(Não incluir o resumo estruturado no PDF, ele deve ser incluído apenas na plataforma de submissão).
1CAPES (2012)
2Martens, C. D. P., Scafuto, I. C., Bartholomeu Filho, J., & Zanfelicce, R. L. (2022)
TÍTULO (no idioma do texto)
Contexto em que se apresenta o problema: expor a situação problema e/ou oportunidade de melhoria relacionada ao contexto em análise (organização/governo/atores sociais envolvidos);
Diagnóstico e Desenvolvimento do PTT: apresentar aparato científico que norteie o diagnóstico e a seleção do PTT adotado. Descrever o processo de desenvolvimento do PTT;
Adoção e Contribuições do PTT: apresentar como o PTT foi adotado/implantado e como pode ser adotado/implantado por outras organizações/governo/atores sociais e em outros contextos. Descrever as contribuições da adoção do PTT considerando os itens de avaliação de PTT segundo a ficha de avaliação da área 27 da CAPES (CAPES, 2020):
1) Aderência: descrição da relação/afinidade da produção com a área de concentração do programa, considerando-se, em especial, a aderência às linhas e aos projetos de pesquisa, inovação ou desenvolvimento tecnológico do programa:
a) Aderência do produto às linhas de pesquisa/atuação do programa.
b) Aderência do produto aos projetos de pesquisa, inovação ou desenvolvimento tecnológico do programa.
Caso a descrição seja realizada por autores não vinculados a programas de pós-graduação, informar a qual (ou a quais) área (s) (Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo) o PTT é aderente.
2) Impacto: o impacto se refere à transformação causada pelo PTT no ambiente (organização, comunidade, localidade, etc.) ao qual se destina. É necessário declarar o motivo da criação, a relevância da questão do demandante e o foco de aplicação do produto. Avalia-se o impacto potencial e realizado do produto:
a) Impacto realizado: baixa, média ou alta transformação do ambiente ao qual se destina. Apenas descrito em caso de PTTs já em uso, ou que já tenha produzido impactos.
b) Impacto potencial: baixa, média ou alta capacidade de transformação do ambiente ao qual se destina. Se refere ao impacto previsto, ou seja, potencial do PTT.
3) Aplicabilidade: facilidade com que se pode empregar o PTT para alcançar seus objetivos específicos e sua capacidade de ser replicável em outros contextos. Avalia-se a aplicabilidade potencial e realizada do produto:
a) Aplicabilidade realizada: grau de facilidade (baixa, média ou alta) com que o produto foi empregado para atingir seus objetivos específicos.
b) Aplicabilidade potencial: grau de facilidade (baixa, média ou alta) com que o produto pode vir a ser empregado para atingir seus objetivos específicos
c) Replicabilidade: possibilidade de replicação restrita, irrestrita, escalável.
4) Inovação: intensidade do conhecimento inédito usado na criação e desenvolvimento do produto. Avalia-se o teor de inovação em:
a) Alto – inovação radical, mudança de paradigma;
b) Médio – inovação incremental, modificação de conhecimentos pré-estabelecidos;
c) Baixo – Inovação adaptativa, utilização de conhecimento pré-existente;
5) Complexidade: grau de interação dos atores, relações e conhecimentos necessários à elaboração e ao desenvolvimento de produtos técnico-tecnológicos. Avalia-se a complexidade do produto em:
a) Alta – associação de novos conhecimentos e diferentes atores (laboratórios, empresas etc.) para solução de problemas.
b) Média – alteração/adaptação de conhecimentos pré-estabelecidos por diferentes atores (laboratórios, empresas etc.).
c) Baixa – combinação de conhecimento pré-existente por atores diferentes ou não.
Referências
Template obrigatório: (clique aqui para fazer o Download).
Submissão: clique aqui para acessar o sistema