Formatação para Artigos Científicos

Cada autor poderá submeter, no máximo, 4 trabalhos para o evento XII SINGEP-CIK.

Cada trabalho poderá ter até 4 autores.

Template: A utilização do template é obrigatória. Arquivos que forem encaminhados sem o template serão automaticamente desclassificados. (clique aqui para fazer o Download).

Formato do arquivo para submissão: PDF

Idioma: Português, Inglês ou Espanhol

Fonte do texto: Times New Roman, corpo 12

Espaçamento entre linhas: simples

Espaçamento entre caracteres: normal

Limite de páginas: mínimo 8, máximo 16 páginas

Tamanho do Papel: A4

Margens: Superior: 3cm / Inferior: 2 cm / Esquerda: 3 cm / Direita: 2 cm

Parágrafo: Texto Justificado

Paginação: o número de páginas no rodapé, com alinhamento ao lado direito, já está no template.

Notas: Não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.

Figuras e Tabelas: Todas as figuras e tabelas devem ter legendas e seguir as normas da APA. Sendo assim, no caso de figuras (quadros, gráficos, desenhos, etc.) as respectivas legendas devem ser posicionadas abaixo delas, justificadas à esquerda, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Nas tabelas, as legendas devem ser posicionadas acima delas, devem estar centralizadas e ter fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez).

Citações e referências bibliográficas: As citações deverão ser inseridas no corpo do texto, de acordo com o sistema autor-data, adicionando-se o número da página no caso de citação direta. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com a norma American Psychological Association (APA).

Observações:

Os trabalhos que não estejam de acordo com as características e com os critérios técnicos exigidos, não terão sua submissão aceita.

O trabalho deverá ser enviado em um (1) único arquivo, sem identificação de autores, sem instituição e sem e-mail. Trabalhos cuja autoria seja identificada serão automaticamente excluídos do evento.

MODALIDADE ARTIGO CIENTÍFICO

O artigo científico deve conter no mínimo oito (8) e no máximo de dezesseis (16) páginas, incluindo ilustrações, referências e notas de final de texto.

Resumo Estruturado (deve constar apenas na plataforma de submissão):

Sugerimos aos autores que preparem o resumo estruturado em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.

O resumo estruturado do artigo científico contempla os seguintes itens e na sua composição deve ter no máximo 250 palavras:

  • Objetivo do estudo (máximo 42 palavras)
  • Relevância/originalidade (máximo 42 palavras)
  • Metodologia/abordagem (máximo 42 palavras)
  • Principais resultados (máximo 42 palavras)
  • Contribuições teóricas/metodológicas (máximo 42 palavras)
  • Contribuições sociais/para a gestão (máximo 42 palavras)

O Título, o Resumo Estruturado e as Palavras-chave deverão ser escritos em duas versões, independentemente do idioma escolhido para a submissão do artigo científico: 1ª versão em português; e a 2ª versão em inglês.

Campos a serem preenchidos na plataforma de submissão:

  • Título do trabalho em português: em letras maiúsculas.
  • Título do trabalho em inglês: em letras maiúsculas.
  • Palavras-chave: em português, no mínimo três (3) e no máximo cinco (5).
  • Palavras-chave: em inglês, devem ser as mesmas definidas em português.
  • Campos do resumo estruturado: em português
  • Campos do resumo estruturado: em inglês

Estrutura sugerida para o artigo científico (parte textual):

(Não incluir o resumo estruturado no PDF, ele deve ser incluído apenas na plataforma de submissão).

  • TÍTULO (no idioma do texto)
  • Introdução (contendo tema, problema de pesquisa e objetivos)
  • Referencial Teórico
  • Metodologia
  • Análise dos resultados e Discussões
  • Conclusões/Considerações finais
  • Referências

Template obrigatório: (clique aqui para fazer o Download).

Submissão: clique aqui para acessar o sistema