Formatação para Relato Técnico
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Cada autor poderá submeter, no máximo, 4 trabalhos para o evento XII SINGEP-CIK.
Cada trabalho poderá ter até 4 autores.
Template: A utilização do template é obrigatória. Arquivos que forem encaminhados sem o template serão automaticamente desclassificados. (clique aqui para fazer o Download).
Formato do arquivo para submissão: PDF
Idioma: Português, Inglês ou Espanhol
Fonte do texto: Times New Roman, corpo 12
Espaçamento entre linhas: simples
Espaçamento entre caracteres: normal
Limite de páginas: mínimo 8, máximo 16 páginas
Tamanho do Papel: A4
Margens: Superior: 3cm / Inferior: 2 cm / Esquerda: 3 cm / Direita: 2 cm
Parágrafo: Texto Justificado
Paginação: o número de páginas no rodapé, com alinhamento ao lado direito, já está no template.
Notas: Não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.
Figuras e Tabelas: Todas as figuras e tabelas devem ter legendas e seguir as normas da APA. Sendo assim, no caso de figuras (quadros, gráficos, desenhos, etc.) as respectivas legendas devem ser posicionadas abaixo delas, justificadas à esquerda, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Nas tabelas, as legendas devem ser posicionadas acima delas, devem estar centralizadas e terem fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez).
Citações e referências bibliográficas: As citações deverão ser inseridas no corpo do texto, de acordo com o sistema autor-data, adicionando-se o número da página no caso de citação direta. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com a norma American Psychological Association (APA).
Observações:
Os trabalhos que não estejam de acordo com as características e com os critérios técnicos exigidos, não terão sua submissão aceita.
O trabalho deverá ser enviado em um (1) único arquivo, sem identificação de autores, sem instituição e sem e-mail. Trabalhos cuja autoria seja identificada serão automaticamente excluídos do evento.
MODALIDADE RELATO TÉCNICO
O relato técnico ou artigo tecnológico é o produto final de um estudo (pesquisa aplicada ou produção técnica) que descreva, de forma precisa e objetiva, a situação-problema no contexto organizacional e o resultado ou a solução prescritiva associada. Um relato técnico apresenta os resultados de uma intervenção administrativa, técnica ou gerencial numa organização realizada com critérios metodológicos. São trabalhos acadêmicos que priorizam a descrição do aprendizado, na forma da apresentação de resultados práticos, aprendizado este oriundo de experiências vivenciadas pelas organizações/profissionais envolvidos em processos passíveis de serem gerenciados/aperfeiçoados por meio de técnicas de gestão específicas. Deve ser escrito com base no rigor científico e metodológico.
Orientação para o registro e desenvolvimento do relato técnico:
O relato técnico deve conter no mínimo oito (8) e no máximo de dezesseis (16) páginas, incluindo ilustrações, referências e notas de final de texto.
– Deve privilegiar o conhecimento prescritivo, ou seja, propor (ou prescrever) soluções para problemas enfrentados pelas organizações;
– Deve ser voltado para a solução de problemas de forma prática, ainda que fundamentadas em disciplinas aplicadas;
– Deve ter por missão desenvolver conhecimento sobre o que é relevante para solucionar problemas em seu campo de pesquisa.
Resumo Estruturado (deve constar apenas na plataforma de submissão):
Sugerimos aos autores que preparem o resumo estruturado em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.
O resumo estruturado do relato técnico contempla os seguintes itens e na sua composição deve ter no máximo 250 palavras:
- Objetivo do estudo (máximo 42 palavras)
- Relevância/originalidade (máximo 42 palavras)
- Metodologia/abordagem (máximo 42 palavras)
- Principais resultados (máximo 42 palavras)
- Contribuições teóricas/metodológicas (máximo 42 palavras)
- Contribuições sociais/para a gestão (máximo 42 palavras)
O Título, o Resumo Estruturado e as Palavras-chave deverão ser escritos em duas versões, independentemente do idioma escolhido para a submissão do relato técnico: 1ª versão em português; e a 2ª versão em inglês.
Campos a serem preenchidos na plataforma de submissão:
- Título do trabalho em português: em letras maiúsculas.
- Título do trabalho em inglês: em letras maiúsculas.
- Palavras-chave: em português, no mínimo três (3) e no máximo cinco (5).
- Palavras-chave: em inglês, devem ser as mesmas definidas em português.
- Campos do resumo estruturado: em português
- Campos do resumo estruturado: em inglês
Estrutura sugerida para o relato técnico (parte textual1,2):
(Não incluir o resumo estruturado no PDF, ele deve ser incluído apenas na plataforma de submissão).
1Biancolino, Kniess, Maccari, & Rabechini Jr. (2012)
2Martens, C. D. P., Pedron, C. D., & Oliveira, J. C. (2021, jul./dez.)
TÍTULO (no idioma do texto)
Introdução: A introdução deve apresentar o contexto e/ou a situação-problema do estudo. Deve ser breve e clara, explicitando do que se trata o relato apresentado, qual intervenção foi feita na organização e o que será analisado, explicitando o problema a ser resolvido / relatado. Deve-se deixar claro ao leitor o objetivo do relato e como foi feita a pesquisa ou como os autores interpretaram as informações para se chegar ao relato. Convém mostrar a sequência de seções do relato.
Referencial Teórico: Deve ser apresentado um referencial teórico, relacionado com a intervenção feita na organização em questão. Este referencial serve para enquadrar o relato do ponto de vista teórico e propiciar comparações com a teoria existente.
Metodologia: Deve-se explicar detalhadamente como foi feito o relato técnico, ou seja, se foi executado apenas com base na experiência profissional e prática do aluno/pesquisador, ou se outras interações/participações (de outros profissionais) foram necessárias para se atingir o objetivo do relato técnico. Cabe destacar, quais foram as habilidades profissionais utilizadas para a observação, análise e solução do problema, qual o tipo de abordagem foi utilizada (observação direta, participação direta, etc). Faz-se necessário deixar claro o problema a ser relatado. O método deve levar em conta informações primárias e secundárias que precisam ser qualificadas.
Análise e discussão dos resultados: Deve conter: Caracterização da organização e do problema analisado; Tipo de intervenção e mecanismos adotados; Descrição dos resultados obtidos, Análise dos resultados pelos autores, Confronto com a teoria revisada no referencial teórico. Quais as contribuições mais relevantes para os tópicos abordados no relato. Deve ser incluída sua relevância para outros casos similares e que tipo de ensinamento profissional esta experiência relatada deve ser socializada na comunidade de profissionais.
Conclusões/Considerações finais e contribuições: Deverá mostrar ao leitor argumentos de que foi possível atingir os objetivos propostos inicialmente. Cabe aqui apresentar propostas para empresas /projetos que encontrem situações semelhantes à descrita. Os aspectos que limitaram o trabalho devem ser mencionados. Por fim, novas ideias de relatos ou de trabalhos de natureza técnica/profissional devem ser explicitadas.
Referências
Template obrigatório: (clique aqui para fazer o Download).
Submissão: clique aqui para acessar o sistema